Cooperação de Veículos Baseada em Características Sociais para Disseminação de Dados de Eventos Críticos Urbanos

  • Alisson Yury Dutra de Medeiros Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • José Everaldo Andrade Júnior Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Aldri Luiz dos Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Fernando de Menezes Matos Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumo


Eventos críticos urbanos precisam ser alertados eficientemente, por exemplo, através de uma notificação rápida. As redes veiculares (VANETs) são uma potencial alternativa, para apoiar a notificação das informações dos eventos críticos arbitrários, devido à sua ubiquidade nas cidades. Embora a dinamicidade das VANETs comprometa o processo de disseminação, as conexões entre veículos a partir dos interesses sociais dos usuários oferecem um modo para otimizar a troca de mensagens e a disseminação de dados. Este artigo propõe SOCIABLE, um sistema de disseminação robusta de dados de eventos urbanos críticos que atua numa rede SIoV. Ele baseia-se em comunidade de veículos com interesses comuns e/ou rotinas similares e na influência social dos veículos pela sua posição na rede, para a escolha dos veículos retransmissores. Numa análise comparativa no NS3 com o sistema MINUET, o SOCIABLE gerou menos 36,56% de mensagens transmitidas numa VANET densa e um pico máximo de atraso de 0,028s numa VANET esparsa, entregando dados de eventos críticos em tempo real e de forma robusta sem sobrecarregar a rede.

Palavras-chave: SIoV, Eventos Críticos, Reconhecimento, Influência Social

Referências

Akabane, A. T., Immich, R., Madeira, E. R., and Villas, L. A. (2019). IMOB: An Intelligent Urban Mobility Management System Based on Vehicular Social Networks. In IEEE Vehicular Networking Conference, VNC, volume 2018-Decem.

Andrade, J. E., Veloso, K., Silva, N. d. V., dos Santos, A. L., and Matos, F. M. (2019). Monitoramento e Disseminação Cooperativa de Eventos Emergenciais Apoiado por Agrupamentos de Veículos. In Anais do Workshop de Gerência e Operação de Redes e Serviços, pages 127-140.

Bonacich, P. (1987). Power and centrality: A family of measures. American Journal of Sociology, 92(5):1170-1182.

Campolo, C., Molinaro, A., and Tera, A. (2018). A reference framework for social-enhanced Vehicle-to-Everything communications in 5G scenarios. Computer Networks, 143:140-152.14

Cunha, F. D., Maia, G., Viana, A. C., Mini, R. A., Villas, L. A., and Loureiro, A. A. (2014). Socially inspired data dissemination for Vehicular Ad Hoc Networks. MSWiM 2014 - Proceedingsof the 17th ACM International Conference on Modeling, Analysis and Simulation of Wireless and Mobile Systems, pages 81-85.

Freeman, L. C. (1978). Centrality in social networks conceptual clarification. Social Networks,1(3):215 — 239.

Khan, S. and Franzle, M. (2015). Robust mid-range communication in Urban VANETS. In International Conference on Advanced Communication Technology, ICACT, pages 115-120.

Monreal, C. O. (2018). Future urban mobility group: Smart cities research institute swinburne university of technology, Melbourne Australia. IEEE Intelligent Transportation Systems Magazine, 10(2):203-205.

Nagaraj, K., Bhasale, S. S., McNair, J., and Helmy, A. (2019). Vulnerability assessment and classification based on influence metrics in mobile social networks. In Proceedings of the 17th ACM International Symposium on Mobility Management and Wireless Access, MobiWac "19,page 9-16, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Rahim, A., Kong, X., Xia, F., Ning, Z., Ullah, N., Wang, J., and Das, S. K. (2018). Vehicular Social Networks: A survey. Pervasive and Mobile Computing, 43:96-113.

Rahim, A., Ma, K., Zhao, W., Tolba, A., Al-Makhadmeh, Z., and Xia, F. (2018b). Cooperativedata forwarding based on crowdsourcing in vehicular social networks. Pervasive and Mobile Computing, 51:43-55.

Shrestha, R., Bajracharya, R., and Nam, S. Y. (2018). Centralized approach for trustworthy message dissemination in VANET. In IEEE/IFIP Network Operations and Management Symposium: Cognitive Management in a Cyber World, NOMS 2018, pages 1-5.

Silva, R. and Igbal, R. (2019). Ethical Implications of Social Internet of Vehicles Systems. IEEE Internet of Things Journal, 6(1):517-531.

Vegni, A.M. and Loscrí, V. (2015). A survey on vehicular social networks. IEEE Communications Surveys and Tutorials, 17(4):2397-2419.

Wang, X., Ning, Z., Hu, X., Ngai, E. C., Wang, L., Hu, B., and Kwok, R. Y. (2018). A City-Wide Real-Time Traffic Management System: Enabling Crowdsensing in Social Internet of Vehicles. IEEE Communications Magazine, 56(9):19-25.

Wang, X., Ning, Z., Zhou, M. C., Hu, X., Wang, L., Zhang, Y., Yu, F. R., and Hu, B. (2019). Privacy-Preserving Content Dissemination for Vehicular Social Networks: Challenges and Solutions. IEEE Communications Surveys and Tutorials, 21(2):1314-1345.

Wu, F.-J. and Solmaz, G. (2019). CrowdEstimator: Approximating Crowd Sizes with Multi-modal Data for Internet-of-Things Services. In MobiSys 2018 - Proceedings of the 16th ACM International Conference on Mobile Systems, Applications, and Services, pages 337-349.

Xu, W., Guo, S., Zhou, H., Ma, S., and Wu, M. (2019). A Queueing Analysis of the Opportunistic Vehicle-to-Vehicle Communication. In IEEE Global Comm. Conference, pages 25-30.

Yaqub, M. A., Ahmed, S. H., Bouk, S. H., and Kim, D. (2018). Enabling critical content dissemination in vehicular named data networks. In Proceedings of the 2018 Research in Adaptive and Convergent Systems, RACS 2018, pages 94-99. Association for Computing Machinery, Inc.
Publicado
10/12/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MEDEIROS, Alisson Yury Dutra de; ANDRADE JÚNIOR, José Everaldo; SANTOS, Aldri Luiz dos; MATOS, Fernando de Menezes. Cooperação de Veículos Baseada em Características Sociais para Disseminação de Dados de Eventos Críticos Urbanos. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 4. , 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 138-151. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2020.12359.