Análise da Mobilidade em Redes Veiculares Usando Diferentes Tipos de Grafos

  • Gabriel Ribeiro Diniz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Felipe Domingos da Cunha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Antonio Alfredo Ferreira Loureiro Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo


As redes veiculares são um sistema de comunicação entre veículos que permite a interação e troca de informações destes automóveis. Uma das dificuldades enfrentadas por essas aplicações é a comunicação, pela mudança frequente na topologia da rede. Por este motivo, diversos estudos têm sido feitos com o intuito de entender o trânsito e, consequentemente, as aplicações que visam aprimorar a experiência dos motoristas e passageiros no tráfego. Na literatura, a modelagem da mobilidade veicular é frequentemente feita usando um grafo instantâneo, agregado ou temporal. Este trabalho compara o impacto dessas três abordagens nas análises das redes veiculares, além de discutir as vantagens e desvantagens de cada uma. O objetivo é entender como os resultados podem variar dependendo do modelo utilizado.

Palavras-chave: Redes Veiculares, Análise de Mobilidade, Teoria dos Grafos

Referências

R.d.S. Alves, IL d. V. Campbell, R. d. S. Couto, M. E. M. Campista, I. M. Moraes,M. G. Rubinstein, L. H. M. Costa, O. C. M. Duarte, and M. Abdalla. Redes veiculares:Principios, aplicaçoes e desafios. Minicursos do Simpósio Brasileiro de Redes deComputadores, SBRC, pages 17-24, 2009.

K. Büttner, J. Salau, and J. Krieter. Temporal correlation coefficient for directed networks.SpringerPlus, 5, 12 2016. doi: 10.1186/s40064-016-2875-0.

C. Celes, A. Boukerche, and A. A. Loureiro. On the temporal analysis of vehicularnetworks. In 2018 IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC), pages01074-01079. IEEE, 2018.

F. D. Cunha, A. C. Vianna, R. A. Mini, and A. A. Loureiro. Is it possible to find so-cial properties in vehicular networks? In 2014 IEEE Symposium on Computers andCommunications (ISCC), pages 1-6. IEEE, 2014.

F. D. Cunha, F. A. Silva, C. Celes, G. Maia, L. B. Ruiz, R. M. Andrade, R. A. Mini,A. Boukerche, and A. A. Loureiro. Communication analysis of real vehicular calibratedtraces. In 2016 IEEE International Conference on Communications (ICC), pages 1-6.IEEE, 2016.

G.R. Diniz, A. A. Loureiro, and F. D. Cunha. On the characterization of vehicular mobility.DIVANet '17 Proceedings of the óth ACM Symposium on Development and Analysis ofIntelligent Vehicular Networks and Applications, pages 23-29, nov 2017.

M. F. Fiore, C. Glacet, and L. Bedogni. Temporal reachability in vehicular networks.INFOCOM 2018-IEEE Conference on Computer Communications, pages 1-9, 2018.

C. Glacet, M. Fiore, and M. Gramaglia. Temporal connectivity of vehicular networks:The power of store-carry-and-forward. In 2015 IEEE Vehicular Networking Conference (VNC), pages 52-59. IEEE, 2015.

C.R. Guerber, E. L. Gomes, M. Fonseca, and A. Munaretto. Classificação geosocial decontatos para disseminação de dados em redes veiculares oportunistas. In Anais doXXXVI Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. SBC,2018.

X. Hou, Y. Li, D. Jin, D. O. Wu, and S. Chen. Modeling the impact of mobility on theconnectivity of vehicular networks in large-scale urban environments. IEEE Transactionson Vehicular Technology, 65(4):2753-2758, 2016.

P. Hui, J. Crowcroft, and E. Yoneki. Bubble rap: Social-based forwarding in delay-tolerantnetworks. IEEE Transactions on Mobile Computing, 10(11):1576-1589, 2010.

D. Naboulsi and M. Fiore. On the instantaneous topology of a large-scale urban vehicularnetwork: the cologne case. Proceedings of the International Symposium on Mobile AdHoc Networking and Computing (MobiHoc), 07 2013. doi: 10.1145/2491288.2491312.

D. Naboulsi and M. Fiore. Characterizing the instantaneous connectivity of large-scaleurban vehicular networks. IEEE Transactions on Mobile Computing, 16(5):1272-1286,2017.

G. Pallis, D. Katsaros, M. D. Dikaiakos, N. Loulloudes, and L. Tassiulas. On the structureand evolution of vehicular networks. In 2009 IEEE International Symposium on Mode-ling, Analysis & Simulation of Computer and Telecommunication Systems, pages 1-10.IEEE, 2009.

L. Qiao, Y. Shi, and S. Chen. An empirical study on the temporal structural characteristicsof vanets on a taxi gps dataset. IEEE Access, 5:722-731, 2017.

Z. Qiu, S. Zhang, W. Zhou, and S. Yu. Empirical study on taxi's mobility nature in denseurban area. In IEEE INFOCOM 2018-IEEE Conference on Computer CommunicationsWorkshops (INFOCOM WKSHPS), pages 232-237. IEEE, 2018.
Publicado
10/12/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DINIZ, Gabriel Ribeiro; DA CUNHA, Felipe Domingos; LOUREIRO, Antonio Alfredo Ferreira. Análise da Mobilidade em Redes Veiculares Usando Diferentes Tipos de Grafos. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 4. , 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 248-261. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2020.12367.