Um Modelo de Simulação de Tráfego para Avaliação do Efeito de “Cruising for Parking” na Região Central de Curitiba
Resumo
O fenômeno de “cruising for parking” causa uma sobrecarga nas vias urbanas devido à procura por vagas de estacionamento. Esta sobrecarga é caracterizada pelo congestionamento do tráfego e alteração no tempo de viagem dos veículos, além de um maior consumo de combustível e emissão de gases de efeito estufa. Este artigo propõe um modelo de simulação de tráfego de uma área urbana da cidade de Curitiba para avaliar o efeito de “cruising for parking”. O modelo é implementado no pacote comercial PTV VISSIM de simulação de tráfego. Em um cenário com 30% e 50% de veículos buscando vagas, tem-se um aumento no atraso médio de deslocamento de 2 e 3 min, respectivamente. Já a emissão de CO2 tem um aumento de 42,9% com 50% dos veículos buscando vagas.
Referências
Gu, Z., Safarighouzhdi, F., Saberi, M., and Rashidi, T. H. (2021). A macro-micro approach to modeling parking. Transportation Research Part B: Methodological, 147:220-244.
Hampshire, R. C. and Shoup, D. (2018). What share of traffic is cruising for parking? Journal of Transport Economics and Policy, 52(3):184-201.
IPPUC (2017). Estudo de tráfego: Estação central. Technical report, Curitiba.
Lopez, C., Zhao, C. L., Magniol, S., Chiabaut, N., and Leclercq, L. (2019). Microscopic simulation of cruising for parking of trucks as a measure to manage freight loading zone. Sustainability (Switzerland), 11.
Madushanka, P. H. S., Jayaratne, D. N. D., and Pasindu, H. R. (2020). Study of the impact roadside parking has on traffic flow characteristics - a vissim simulation based approach. pages 419-424. IEEE.
Paidi, V., Håkansson, J., Fleyeh, H., and Nyberg, R. G. (2022). Co2 emissions induced by vehicles cruising for empty parking spaces in an open parking lot. Sustainability, 14:3742.
Shoup, D. C. (2006). Cruising for parking. Transport Policy, 13:479-486.
Sui, X., Ye, X., Wang, T., Yan, X., Chen, J., and Ran, B. (2022). Microscopic simulating the impact of cruising for parking on traffic efficiency and emission with parking-and-visit test data. International Journal of Environmental Research and Public Health, 19.
Sullivan, J. L., Baker, R. E., Boyer, B. A., Hammerle, R. H., Kenney, T. E., Muniz, L., and Wallington, T. J. (2004). CO2 emission benefit of diesel (versus gasoline) powered vehicles. Environmental Science and Technology, 38:3217-3223.