Um Modelo de Simulação de Tráfego para Avaliação do Efeito de “Cruising for Parking” na Região Central de Curitiba

  • Bruno Tebecherani UTFPR
  • Francisco Malucelli Sweco Sverige AB
  • Ricardo Lüders UTFPR

Resumo


O fenômeno de “cruising for parking” causa uma sobrecarga nas vias urbanas devido à procura por vagas de estacionamento. Esta sobrecarga é caracterizada pelo congestionamento do tráfego e alteração no tempo de viagem dos veículos, além de um maior consumo de combustível e emissão de gases de efeito estufa. Este artigo propõe um modelo de simulação de tráfego de uma área urbana da cidade de Curitiba para avaliar o efeito de “cruising for parking”. O modelo é implementado no pacote comercial PTV VISSIM de simulação de tráfego. Em um cenário com 30% e 50% de veículos buscando vagas, tem-se um aumento no atraso médio de deslocamento de 2 e 3 min, respectivamente. Já a emissão de CO2 tem um aumento de 42,9% com 50% dos veículos buscando vagas.

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Publicado
22/05/2023
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TEBECHERANI, Bruno; MALUCELLI, Francisco; LÜDERS, Ricardo. Um Modelo de Simulação de Tráfego para Avaliação do Efeito de “Cruising for Parking” na Região Central de Curitiba. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 7. , 2023, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 29-39. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2023.726.