Um Padrão de Agrupamento de Cidades a Partir da Dinâmica Social Urbana Extraída de Dados Provenientes de Redes de Sensores Participativos

  • Vilker T. C. Lobo
  • Thiago H. Silva
  • Heitor S. Ramos

Resumo


A dinâmica social das cidades vem sendo estudada ao longo dos anos, no entanto, com a popularização do uso dos smartphones, massificação da internet e das redes sociais, tem surgido uma nova forma de se realizar tal tipo de estudo. Nesse contexto, este trabalho apresenta uma nova maneira de se comparar cidades, utilizando como medida de similaridade o padrão de mobilidade dos seus habitantes. Como modo de validar o estudo, foram utilizados 1.805.029 check-ins do Foursquare distribuídos por 8 cidades, a fim de - utilizando as métricas propostas - apresentar diferentes padrões de agrupamento das cidades.
Publicado
19/05/2017
Como Citar

Selecione um Formato
LOBO, Vilker T. C.; SILVA, Thiago H.; RAMOS, Heitor S.. Um Padrão de Agrupamento de Cidades a Partir da Dinâmica Social Urbana Extraída de Dados Provenientes de Redes de Sensores Participativos. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 1. , 2017, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017 . ISSN 2595-2706.