Um Estudo Comparativo de Modelos de Fluxo de Tráfego de Veículos para Sistemas de Transporte Inteligentes

  • João Pedro F. Silva UFMG
  • Guilherme Maia UFMG

Resumo


Com o crescente processo de urbanização, a mobilidade se torna um tópico sensível. O gerenciamento do tráfego urbano de veículos é uma ferramenta chave para tornar a locomoção nas metrópoles mais eficiente. Através de sistemas de gerenciamento de tráfego (TMS), é possível coletar e processar dados em tempo real a fim de mitigar os efeitos dos congestionamentos. Um passo importante dentro deste processo é a identificação de congestionamentos nas vias urbanas. Essa identificação é feita através de modelos matemáticos, os quais existem em abundância na literatura. Este trabalho se propõe a analisar os principais modelos matemáticos através de simulações de fluxo de tráfego com o objetivo de compará-los, além de analisar o impacto da escolha do modelo no desempenho de um TMS. Enquanto muitos dos trabalhos existentes que propõem TMSs focam apenas na arquitetura do sistema, este trabalho mostra que a escolha do modelo de identificação de congestionamento tem um impacto significativo no desempenho de um TMS, resultando até 8, 2% de diferença no tempo médio de viagem variando apenas o modelo escolhido.

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Publicado
20/05/2024
SILVA, João Pedro F.; MAIA, Guilherme. Um Estudo Comparativo de Modelos de Fluxo de Tráfego de Veículos para Sistemas de Transporte Inteligentes. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO URBANA (COURB), 8. , 2024, Niterói/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 183-196. ISSN 2595-2706. DOI: https://doi.org/10.5753/courb.2024.3336.