Explorando o Smartphone na Educação de Jovens e Adultos: Computação para a Autonomia Digital

  • Wictor Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ulremberg Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Danielle Silva Escola Estadual Lions de Parnamirim
  • Rozelma Soares França Universidade Federal Rural de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-5711-8857

Resumo


O avanço da tecnologia encontra-se cada vez mais evidente, ampliando as possibilidades de comunicação, e tendo o smartphone como um importante instrumento nesse processo. Tal dispositivo está presente no dia a dia das pessoas; contudo, há grupos etários e sociais que esbarram em dificuldades em seu uso e excluem-se digitalmente. Os sujeitos que estão na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) são um dos membros que compõem esse grupo que encontram a barreira na independência no uso do dispositivo móvel. Assim, neste trabalho é proposta a ação "Desbravando o Smartphone", a partir do entendimento das necessidades de estudantes da EJA de uma escola estadual de Pernambuco. A proposta está sendo realizada no âmbito do PIBID Computação da UFRPE e busca favorecer a autonomia desses sujeitos com o uso de tecnologias digitais.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/uFt0kEoC3EQ

Palavras-chave: Computação na Escola, Cultura Digital, EJA

Referências

Negreiros, F., da Costa Silva, C. F., de Sousa, Y. L. G., & dos Santos, L. B. (2017). Análise psicossocial do fracasso escolar na Educação de Jovens e Adultos. Revista Psicologia em Pesquisa, 11(1).

Pompermair, F. S., & Moura, B. D. S. P. (2012). Destinos inconclusos: os jovens de uma escola de EJA no norte do estado do Espírito Santo. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, 2(01), 87-100.

SBC. Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação. 2018. Disponível em: <https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-na-educacao-basica>. Acesso em 26 de fev. 2021.

CIEB “Currículo de Referência em Tecnologia e Computação”, Centro de Inovação para a Educação Brasileira, 2018. Disponível em: <https://curriculo.cieb.net.br/>. Acesso em 26 de fev. 2021

Bathke, J. D. S. Pensamento computacional e educação de jovens e adultos: na direção de um modelo socialmente consciente

Bathke, J., & Raabe, A. (2016, November). Pensamento computacional na educação de jovens e adultos: Lições aprendidas. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 5, No. 1, p. 1087).

Ortiz, J., & Pereira, R. (2017, October). Pensamento Computacional na Educação de Jovens e Adultos: desafios e oportunidades. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 6, No. 1, p. 1069).

Creswell, J. W. (2014). Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa-: Escolhendo entre Cinco Abordagens. Penso Editora.

Universidade Federal Rural de Pernambuco (2021). Diagnose PIBID/UFRPE Edital Capes 02/2020 Licenciatura em Computação Escola Estadual Lions de Parnamirim. Disponível em <https://www.flipsnack.com/pibidlions/copy-of-portf-lio-lions.html>. Acesso em 26 de fev. 2021.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Wictor; SILVA, Ulremberg; SILVA, Danielle; FRANÇA, Rozelma Soares. Explorando o Smartphone na Educação de Jovens e Adultos: Computação para a Autonomia Digital. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 14-15. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14852.