Desenvolvimento baseado em testes com aplicação de critérios de teste no ensino introdutório de computação

Resumo


Estudos relatam dificuldades enfrentadas no ensino de programação para alunos iniciantes em cursos de graduação da área da Computação e afins. O teste de software pode contribuir nesse processo de aprendizagem e o TDD (Test-driven development) pode ser utilizado como uma forma de guiar a integração de teste de software com a programação, estabelecendo um plano de aprendizado de programação que tende a melhorar a capacidade do aluno de interpretar e resolver o problema computacional em questão. O objetivo do trabalho é o desenvolvimento de uma abordagem para o ensino introdutório de programação considerando TDD com critérios de teste de software. A abordagem consiste no desenvolvimento iterativo de casos de teste e da implementação de soluções para um problema (tarefa de programação), com o escalonamento dos critérios de teste considerados a cada iteração. Desta forma, além de auxiliar a evolução da compreensão sobre um problema computacional e, consequentemente, na implementação de uma solução, os critérios podem contribuir para entender situações atípicas do espaço do problema e dos aspectos computacionais. Para avaliar os resultados desta abordagem, os alunos, após a instrução sobre conceitos computacionais e criação de casos de tese, resolverão tarefas de programação com níveis de dificuldade escalonado. Dos resultados, serão verificadas a qualidade das soluções implementadas e o desempenho dos alunos na disciplina. Espera-se que o resultado do desenvolvimento de casos de teste, considerando critérios de teste antes de iniciar a codificação, possa auxiliar os alunos a desenvolver a lógica da resolução do problema computacional de uma forma mais eficaz e, consequentemente, ter um melhor desempenho nas disciplinas introdutórias de programação.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/TQPpQB95tGU

Palavras-chave: Educação em Computação, TDD, Teste de Software, Programação, Critério de Teste

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Publicado
26/04/2021
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GRAJEFE FEITOSA, Yuri Rafael; GRACIOTTO SILVA, Marco Aurélio; FABRI, José Augusto. Desenvolvimento baseado em testes com aplicação de critérios de teste no ensino introdutório de computação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 18-19. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14854.