Validação e análise de um inventário de conceitos sobre programação introdutória

Resumo


Um inventário de conceitos (IC) é um conjunto de questões, abertas ou de múltipla escolha, com o intuito de identificar as concepções errôneas (em inglês, misconceptions) dos alunos sobre determinado tópico ou curso. Apesar de ICs serem amplamente utilizados em algumas áreas do conhecimento, existem poucas propostas na área Computação. Mais especificamente, no tópico de programação introdutória, não há instrumento validado para o português do Brasil e de uso aberto. Visto isso, o objetivo deste trabalho é a tradução e validação, para o português brasileiro, do Second CS1 Assessment (SCS1), um inventário proposto por Miranda Parker. A metodologia utilizada será a mesma proposta por ela em seu artigo publicado na conferência International Computing Education Research (ICER'16).

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Palavras-chave: Inventário de Conceitos, CS1, Avaliação da aprendizagem em computação, Programação introdutória na educação superior

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Publicado
26/04/2021
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BRAZ, Ana Caroline da Rocha; CARVALHO, Leandro Silva Galvão de; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de; OLIVEIRA, David Braga Fernandes de; PEREIRA, Filipe Dwan; BITTENCOURT, Roberto Almeida; SANTANA, Bianca Leite. Validação e análise de um inventário de conceitos sobre programação introdutória. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 27-28. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14859.