Validação e análise de um inventário de conceitos sobre programação introdutória
Resumo
Um inventário de conceitos (IC) é um conjunto de questões, abertas ou de múltipla escolha, com o intuito de identificar as concepções errôneas (em inglês, misconceptions) dos alunos sobre determinado tópico ou curso. Apesar de ICs serem amplamente utilizados em algumas áreas do conhecimento, existem poucas propostas na área Computação. Mais especificamente, no tópico de programação introdutória, não há instrumento validado para o português do Brasil e de uso aberto. Visto isso, o objetivo deste trabalho é a tradução e validação, para o português brasileiro, do Second CS1 Assessment (SCS1), um inventário proposto por Miranda Parker. A metodologia utilizada será a mesma proposta por ela em seu artigo publicado na conferência International Computing Education Research (ICER'16).
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/F9DgB8oRzBY
Referências
Ada Araujo, Daniel Lopes Zordan Filho, Elaine Harada Teixeira de Oliveira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Filipe Dwan Pereira, and David Braga Fernandes de Oliveira. 2021. Mapeamento e análise empírica de misconceptions comuns em avaliações de introdução à programação. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 123–131.
Ricardo Caceffo, Pablo Frank-Bolton, Renan Souza, and Rodolfo Azevedo. 2019. Identifying and Validating Java Misconceptions Toward a CS1 Concept Inventory. In Proceedings of the 2019 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education (Aberdeen, Scotland Uk) (ITiCSE ’19). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 23–29. https://doi.org/10.1145/3304221.3319771
Ricardo Caceffo, Steve Wolfman, Kellogg S Booth, and Rodolfo Azevedo. 2016. Developing a computer science concept inventory for introductory programming. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education. 364–369.
Hermino Barbosa de Freitas Júnior, Filipe Dwan Pereira, Elaine Harada Teixeira de Oliveira, David Braga Fernandes de Oliveira, and Leandro Silva Galvão de Carvalho. 2020. Recomendação Automática de Problemas em Juízes Online Usando Processamento de Linguagem Natural e Análise Dirigida aos Dados. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1152–1161.
Marcos Avner Pimenta de Lima Lima, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Elaine Harada Teixeira de Oliveira, David Braga Fernandes de Oliveira, and Filipe Dwan Pereira. 2021. Uso de atributos de código para classificação da facilidade de questões de codificação. In Anais do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 113–122.
Ingrid Lima dos Santos, David Braga Fernandes Oliveira, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Filipe Dwan Pereira, and Elaine Harada Teixeira de Oliveira. 2020. Tempos de Transição em Estados de Corretude e Erro como Indicadores de Desempenho em Juízes Online. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1283–1292.
Samuel Fonseca, Elaine Oliveira, Filipe Pereira, David Fernandes, and Leandro Silva Galvão de Carvalho. 2019. Adaptação de um método preditivo para inferir o desempenho de alunos de programação. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 30. 1651.
Samuel C Fonseca, Filipe Dwan Pereira, Elaine HT Oliveira, David BF Oliveira, Leandro SG Carvalho, and Alexandra I Cristea. 2020. Automatic Subject-based Contextualisation of Programming Assignment Lists. EDM.
David Hestenes, Malcolm Wells, and Gregg Swackhamer. 1992. Force concept inventory. The physics teacher 30, 3 (1992), 141–158.
Wanda M Kunkle and Robert B Allen. 2016. The impact of different teaching approaches and languages on student learning of introductory programming concepts. ACM Transactions on Computing Education (TOCE) 16, 1 (2016), 1–26.
Clayton Lewis. 1982. Using the"thinking-aloud"method in cognitive interface design. IBM TJ Watson Research Center Yorktown Heights, NY.
Marcos Lima, Leandro Silva Galvão de Carvalho, Elaine Harada Teixeira de Oliveira, David Braga Fernandes Oliveira, and Filipe Dwan Pereira. 2020. Classificação de dificuldade de questões de programação com base em métricas de código. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1323–1332.
Raymond Lister, Elizabeth S Adams, Sue Fitzgerald, William Fone, John Hamer, Morten Lindholm, Robert McCartney, Jan Erik Moström, Kate Sanders, Otto Seppälä, et al. 2004. A multi-national study of reading and tracing skills in novice programmers. ACM SIGCSE Bulletin 36, 4 (2004), 119–150.
Andrew Luxton-Reilly, Ibrahim Albluwi, Brett A Becker, Michail Giannakos, Amruth N Kumar, Linda Ott, James Paterson, Michael James Scott, Judy Sheard, and Claudia Szabo. 2018. Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education. 55–106.
Michael McCracken, Vicki Almstrum, Danny Diaz, Mark Guzdial, Dianne Hagan, Yifat Ben-David Kolikant, Cary Laxer, Lynda Thomas, Ian Utting, and Tadeusz Wilusz. 2001. A multi-national, multi-institutional study of assessment of programming skills of first-year CS students. In Working group reports from ITiCSE on Innovation and technology in computer science education. 125–180.
Andreas Mühling, Alexander Ruf, and Peter Hubwieser. 2015. Design and first results of a psychometric test for measuring basic programming abilities. In Proceedings of the workshop in primary and secondary computing education. 2–10.
Miranda C Parker, Mark Guzdial, and Shelly Engleman. 2016. Replication, validation, and use of a language independent CS1 knowledge assessment. In Proceedings of the 2016 ACM conference on international computing education research. 93–101.
Filipe Dwan Pereira, Linnik Maciel de Souza, Elaine Harada Teixeira de Oliveira, David Braga Fernandes de Oliveira, and Leandro Silva Galvão de Carvalho. 2020. Predição de desempenho em ambientes computacionais para turmas de programação: um Mapeamento Sistemático da Literatura. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1673–1682.
Filipe Dwan Pereira, Samuel C Fonseca, Elaine HT Oliveira, David BF Oliveira, Alexandra I Cristea, and Leandro SG Carvalho. 2020. Deep learning for early performance prediction of introductory programming students: a comparative and explanatory study. Brazilian journal of computers in education. 28 (2020), 723–749.
Filipe D Pereira, Elaine HT Oliveira, David BF Oliveira, Alexandra I Cristea, Leandro SG Carvalho, Samuel C Fonseca, Armando Toda, and Seiji Isotani. 2020. Using learning analytics in the Amazonas: understanding students’ behaviour in introductory programming. British Journal of Educational Technology (2020).
A. V. Robins. 2019. Novice programmers and introductory programming. In The Cambridge Handbook of Computing Education Research. Cambridge University Press, Cambridge, Chapter 12, 327–376.
Juha Sorva. 2018. Misconceptions and the Beginner Programmer. Computer Science Education: Perspectives on Teaching and Learning in School (2018), 171.
Allison Elliott Tew, W Michael McCracken, and Mark Guzdial. 2005. Impact of alternative introductory courses on programming concept understanding. In Proceedings of the first international workshop on Computing education research. 25–35.