CodeBô: Um puzzle game educacional sobre Estrutura de Dados

Resumo


Diversas estratégias têm sido utilizadas para minimizar os desafios inerentes ao ensino de Estrutura de Dados (ED). Dentre estas, destaca-se a Game Based Learning por possibilitar interação, engajamento e aprendizagem ativa. No entanto, jogos sobre ED são escassos e privilegiam o uso dos conceitos como tema. Este resumo apresenta um jogo sobre ED que utiliza conceitos como mecânica no intuito de alcançar objetivos educacionais mais elevados como Aplicar e Analisar.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/ubEsE2G53sU

Palavras-chave: jogo, ensino, estrutura de dados, puzzle, aprendizagem

Referências

Arnold Pears, Stephen Seidman, Lauri Malmi, Linda Mannila, Elizabeth Adams, Jens Bennedsen, Marie Devlin, and James Paterson. 2007. A survey of literature on the teaching of introductory programming. In Working group reports on ITiCSE on Innovation and technology in computer science educatio (ITiCSE-WGR '07). Association or Computing Machinery, New York, NY, EUA, 204–223. DOI:https://doi.org/10.1145/1345443.1345441

Darina Dicheva and Austin Hodge. 2018. Active Learning through Game Play in a Data Structures Course. In Proceedings of the 49th ACM Technical Symposium on Computer Science Education (SIGCSE '18). Association for Computing Machinery, New York, NY, EUA, 834–839. DOI:https://doi.org/10.1145/3159450.3159605

Luan S. Gomes, Luis G. Araujo, 2020. Uma proposta de avaliação e construção de jogo educacional como suporte do processo de ensino-aprendizagem de estrutura de dados. In: Proceedings of 16ª Jornada UNIFACS de Iniciação Científica (JUIC’ 20). Universidade Salvador, Salvador, BA, BR, 1-4. ISSN: 2237-3055.

Christopher D. Hundhausen, Sarah A. Douglas, John T. Stasko, 2002. A Meta-Study of Algorithm Visualization Effectiveness. 2002. Visual Languages & Computing, 13, 3 (junho 2002), 259-290. DOI:, https://doi.org/10.1006/jvlc.2002.0237.

Lorin W. Anderson, David R. Krathwohl, Peter W. Airasian, Katheleen A. Cruikshank, Richard E. Mayer, Paul R. Pintrich, James Raths, Merlin C. Wittrock. 2001 A taxonomy for learning, teaching and assessing: a revison of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives. Addison Wesley Longman, Nova York, NY.

Gounws, Lindsey Ann; Bradshaw,Karen; Wentworth, Peter. Computational thinking in educational activities: an evaluation of the educational game light-bot. In: Proceedings of the 18th ACM conference on Innovation and technology in computer science education. 2013. p. 10-15.

Eric Zimmerman, Katie Salen. 2012. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. Blucher, São Paulo, SP.

Luis G. Araujo, Jorge C. Leite Junior, 2015. Estado de Fluxo e Zona de Desenvolvimento Proximal: A aprendizagem do jogador como elemento norteador do Game Designer. In Proceedings of Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGAMES’ 15). SBC, Teresina, PI, BR. ISSN: 2179-2259.

Robert Lafore. 2017. Data structures and algorithms in Java. Prenhall, Indianápolis, IN.

Fong-Ling Fu, Rong-Chang Su, and Sheng-Chin Yu. 2009. EGameFlow: A scale to measure learners' enjoyment of e-learning games. Comput. Educ. 52, 1 (January, 2009), 101–112. DOI:https://doi.org/10.1016/j.compedu.2008.07.004
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Luan Silva; ARAUJO, Luis Gustavo Jesus. CodeBô: Um puzzle game educacional sobre Estrutura de Dados. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 37-38. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14864.