Sobre a necessidade de recursos educacionais para o ensino do Pensamento Computacional na Educação Básica Brasileira: discussão e concepção de Repositório Educacional do Pensamento Computacional

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) pode ser compreendido como um conjunto de habilidades inerentes ao raciocínio humano para a sistematização do conhecimento e a resolução de problemas em geral, fundamentado nos pilares da Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões e Algoritmos. Assim, nos últimos anos, especialmente após a inclusão do PC na Base Nacional Comum Curricular, o estímulo ao PC tem ganhado espaço no currículo da educação básica brasileira, desde a educação infantil ao ensino médio, se popularizado nas mais diversas áreas do conhecimento. No entanto, o estímulo ao PC na educação básica requer o suporte de recursos educacionais. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a relação entre os trabalhos científicos propostos na área do PC e a efetiva disponibilização de recursos educacionais do PC em Repositórios Educacionais Digitais. Para isto, são apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa sistemática dos recursos educacionais para o ensino do PC na educação básica, utilizando bases de dados científicas e repositórios nacionais de recursos educacionais públicos. Os resultados apontam para uma lacuna na disponibilização de tais recursos educacionais em repositórios digitais nacionais. Além disso, os repositórios nacionais analisados não dispõem de avaliação e categorização dos recursos segundo os quatro pilares do PC. Por fim, é apresentada a concepção de um repositório educacional temático para atender à demanda observada. O principal diferencial do repositório em proposição está no processo de curadoria e avaliação sistemática dos recursos específicos do PC, os classificando por área de conhecimento e de acordo os pilares do PC. Assim, argumenta-se que a discussão levantada nesta proposta e o repositório temático em concepção podem contribuir para maior e melhor utilização e produção de recursos educacionais do PC para a educação básica brasileira.

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Palavras-chave: pensamento computacional, educação básica, repositório educacional digital, recursos educacionais

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Publicado
26/04/2021
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ALMEIDA, Jailine Santana de; CONCEIÇÃO, Diêgo Pereira da; FERREIRA, Adriano de Jesus; RIOS, Eneida Alves; SANTANA, Camila Lima S. e; DURÃES, Gilvan Martins. Sobre a necessidade de recursos educacionais para o ensino do Pensamento Computacional na Educação Básica Brasileira: discussão e concepção de Repositório Educacional do Pensamento Computacional. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 39-40. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14865.