Sobre a necessidade de recursos educacionais para o ensino do Pensamento Computacional na Educação Básica Brasileira: discussão e concepção de Repositório Educacional do Pensamento Computacional
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) pode ser compreendido como um conjunto de habilidades inerentes ao raciocínio humano para a sistematização do conhecimento e a resolução de problemas em geral, fundamentado nos pilares da Abstração, Decomposição, Reconhecimento de Padrões e Algoritmos. Assim, nos últimos anos, especialmente após a inclusão do PC na Base Nacional Comum Curricular, o estímulo ao PC tem ganhado espaço no currículo da educação básica brasileira, desde a educação infantil ao ensino médio, se popularizado nas mais diversas áreas do conhecimento. No entanto, o estímulo ao PC na educação básica requer o suporte de recursos educacionais. Desta forma, este trabalho tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a relação entre os trabalhos científicos propostos na área do PC e a efetiva disponibilização de recursos educacionais do PC em Repositórios Educacionais Digitais. Para isto, são apresentados e discutidos os resultados de uma pesquisa sistemática dos recursos educacionais para o ensino do PC na educação básica, utilizando bases de dados científicas e repositórios nacionais de recursos educacionais públicos. Os resultados apontam para uma lacuna na disponibilização de tais recursos educacionais em repositórios digitais nacionais. Além disso, os repositórios nacionais analisados não dispõem de avaliação e categorização dos recursos segundo os quatro pilares do PC. Por fim, é apresentada a concepção de um repositório educacional temático para atender à demanda observada. O principal diferencial do repositório em proposição está no processo de curadoria e avaliação sistemática dos recursos específicos do PC, os classificando por área de conhecimento e de acordo os pilares do PC. Assim, argumenta-se que a discussão levantada nesta proposta e o repositório temático em concepção podem contribuir para maior e melhor utilização e produção de recursos educacionais do PC para a educação básica brasileira.
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/sy5ZdVnI2iI
Referências
BBC. 2018. Computational Thinking. Disponível em <https://www.bbc.com/bitesize/topics/z7tp34j>. Acesso em 30/01/2021.
OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. 2020. In PISA 2022 Assessment and Analytical Framework. Disponível em <http://www.oecd.org/pisa/sitedocument/PISA-2021-mathematics-framework.pdf >, acesso em 30/01/2021.
Valente, J. A. 2016. Integração do Pensamento Computacional no Currículo da Educação Básica: Diferentes Estratégias Usadas e Questões de Formação de Professores e Avaliação do Aluno. Revista eCurriculum, v.14, n.3, p.5562, 2016.
SBC, Sociedade Brasileira da Computação. 2019. Ensino de Computação na Educação Básica. Disponível em: <http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/203-educacao-basica/1220-bncc-em-itinerario-informativo-computacao-2>, acesso em 30/01/2021.
CIEB. 2020. Portal CIEB. Disponível em <http://cieb.net.br>, acesso em 30/01/2021.
Brackmann, C. P. 2017. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 224f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Brackmann, C. P. 2020. Pensamento Computacional Brasil. Disponível em: <http://www.computacional.com.br>, acesso em: 30/01/2021.
CEIE, Comissão Especial de Informática na Educação da SBC. 2020. Portal de Publicações da CEIE. Disponível em <https://www.br-ie.org/pub/>, acesso em 30/01/2021.
Brasil, CAPES. 2020. Portal de Periódicos CAPES/MEC. Disponível em: <https://www.periodicos.capes.gov.br/>, acesso em 30/01/2021.
IBICIT, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. 2020. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: <http://bdtd.ibict.br/>, acesso em: 30/01/2021.
OATD, Open Access Theses and Dissertations. 2020. About OATD – The FAQ. Disponível em: <https://oatd.org/faq.html>, acesso em: 30/01/2021.
Brasil, CAPES. 2020. Portal EduCAPES. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/>, acesso em 30/01/2021.
Brasil, MEC. 2020. Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais. Disponível em: <https://plataformaintegrada.mec.gov.br/>, acesso em 30/01/2021.
CSU, California State University. 2020. About MERLOT. Disponível em: <https://info.merlot.org/merlothelp/About_MERLOT.htm>, acesso em: 30/01/2021.
Cechinel, C. 2017. Modelos de curadoria de recursos educacionais digitais, CIEB Estudos, agosto, 2017. Disponível em: <https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/04/CIEB-Estudos-5-Modelos-de-curadoria-de-recursos-educacionais-digitais-31-10-17.pdf>, acesso em 30/01/2021.
EDMODO, Inc. 2020. Learning Better Together. Disponível em <https://go.edmodo.com/about/>, acesso em: 30/01/2021.
ISTE, International Society for Technology in Education. 2020b. Exploring Computational Thinking Repository. Disponível em <https://learn.iste.org/d2l/lor/search/search_results.d2l?ou=6606&lrepos=1006>, acesso em: 30/01/2021.
Google, Inc. 2020. Google for Education Exploring Computational Thinking. Disponível em: <https://edu.google.com/resources/ programs/exploring-computational-thinking/>, acesso em: 30/01/2021.
OPPIA, Foundation. 2020. Oppia: education for all. Disponível em: <https://www.oppia.org/about>, acesso em: 30/01/2021.
Almeida, J. S. et. al. 2021. Recursos Educacionais Digitais para o Ensino e Aprendizagem do Pensamento Computacional na Educação Básica. In: Durães, G. M., Rezende, A. L. A. e Jesus, C. P. S. de J. (Org.). Do ensino à inovação: uma coletânea plural dos projetos de tecnologias digitais de informação e comunicação vivenciados no IF Baiano. 1. ed., Curitiba: Editora Appris Ltda, 2021, p. 129 150. DOI: https://doi.org/10.18366/gmac.1903.2021.
Sobral, R. M.; Santos, C. A. C. M. 2017. Repositórios institucionais digitais de informação científica: implementação com o software Dspace como solução técnica, Revista de Ciências e Tecnologias da Informação (PRISMA.COM), n. 35, p. 152-184, 2017.
Braga, J.C. 2012 Desafios para o desenvolvimento de Objetos de aprendizagem reutilizáveis e de Qualidade. In Workshop de desafios da computação aplicada à educação, 1, 2012, Curitiba. Anais... Curitiba, p. 90-99.
Braga, J. C. 2014. Objetos de aprendizagem: metodologia de desenvolvimento. v.2, Santo André: Ed. UFABC, 2014.
Kaplún, G. 2003. Material Educativo e Experiência de Aprendizado. Comunicação & Educação, São Paulo, 271: 46 a 60, maio/ago. 2003.
Brasil, CAPES. 2013. Classificação de Produção Técnica da Área de Ensino. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/ documentos/Classifica%C3%A7%C3%A3o_da_Produ%C3%A7%C3%A3o_T%C3%A9cnica_2017/46_ENSI_class_prod_tecn_jan2017.pdf>, acesso em 30/01/2021.