Análise de correlação entre habilidade de Resolução de Problemas e desempenho em disciplinas de programação

Resumo


Na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a disciplina de Introdução à Programação de Computadores (IPC) é ofertada como componente curricular obrigatório de 17 cursos de graduação non-major. Porém, a taxa de aprovação nessa disciplina, entre 2010 e 2019, oscilou entre 40% a 50%. Como uma forma de lidar com esse problema, este trabalho em progresso tem por objetivo validar e aplicar um questionário diagnóstico que potencialmente identifique alunos com dificuldade na resolução de problemas e com consequente alto risco de reprovação. Após o encerramento da validação, o questionário será aplicado em diversas turmas de IPC, no início do período letivo, por meio da plataforma de juiz online CodeBench1. As respostas dadas pelos alunos aos itens do questionário serão coletadas e, em seguida, correlacionadas com a nota obtida em IPC durante o mesmo período letivo. Os resultados obtidos pelo presente estudo serão contrastados com os obtidos por Lishinski e colegas.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/pk2Cltb1BZo

Palavras-chave: Resolução de problemas, Programação introdutória, Análise de correlação

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Publicado
26/04/2021
OLIVEIRA, Jhonatas Costa; CARVALHO, Leandro Silva Galvão de; OLIVEIRA, Elaine Harada Teixeira de; OLIVEIRA, David Braga Fernandes de; PEREIRA, Filipe Dwan. Análise de correlação entre habilidade de Resolução de Problemas e desempenho em disciplinas de programação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 43-44. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14867.