Game Learning Analytics como Artefato Avaliativo Sobre o Conceito de Probabilidade

Resumo


Este trabalho tem o intuito de trazer uma abordagem sobre os conceitos do pensamento computacional (PC), atrelado ao uso de Serious Games (SGs) e associado em conjunto com a análise da aprendizagem de Jogos (Game Learning Analytics), na perspectiva da abordagem dos conceitos da aprendizagem dos conteúdos de matemática, em específico a probabilidade. A partir desse tipo de análise, é possível ter um conjunto de dados capaz de elucidar situações relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, também conhecidos como Educational Data Mining (EDM) – em português, Mineração de Dados Educacionais. O objetivo deste trabalho busca validar um modelo conceitual aplicado ao Game Learning Analytics (GLA), combinado com ferramentas de visualização para extrair informações relevantes da interação do estudante com os Serious Games (SGs) empregados ao ensino de probabilidade nas séries finais do Ensino Fundamental. Nossa metodologia é de natureza quantitativa. Neste sentido, este estudo tem o propósito de desenvolver e validar um modelo conceitual sobre o ensino de probabilidade por meio da abordagem de Game Learning Analytics GLA e que seja desenvolvido para apoio e análise de dados da aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/r-gZnoGbxno

Palavras-chave: Pensamento computacional (PC), Game Learning Analytics (GLA), Educational Data Mining (EDM)

Referências

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Publicado
26/04/2021
NASCIMENTO, Josevandro Barros; RODRIGUES, Rodrigo Lins; ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de. Game Learning Analytics como Artefato Avaliativo Sobre o Conceito de Probabilidade. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 50-51. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14871.