Game Learning Analytics como Artefato Avaliativo Sobre o Conceito de Probabilidade
Resumo
Este trabalho tem o intuito de trazer uma abordagem sobre os conceitos do pensamento computacional (PC), atrelado ao uso de Serious Games (SGs) e associado em conjunto com a análise da aprendizagem de Jogos (Game Learning Analytics), na perspectiva da abordagem dos conceitos da aprendizagem dos conteúdos de matemática, em específico a probabilidade. A partir desse tipo de análise, é possível ter um conjunto de dados capaz de elucidar situações relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem, também conhecidos como Educational Data Mining (EDM) – em português, Mineração de Dados Educacionais. O objetivo deste trabalho busca validar um modelo conceitual aplicado ao Game Learning Analytics (GLA), combinado com ferramentas de visualização para extrair informações relevantes da interação do estudante com os Serious Games (SGs) empregados ao ensino de probabilidade nas séries finais do Ensino Fundamental. Nossa metodologia é de natureza quantitativa. Neste sentido, este estudo tem o propósito de desenvolver e validar um modelo conceitual sobre o ensino de probabilidade por meio da abordagem de Game Learning Analytics GLA e que seja desenvolvido para apoio e análise de dados da aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental.
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/r-gZnoGbxno
Referências
MICHAEL, D. R. & CHEN, S. L. Serious Games: Games That Educate, Train and Inform. Boston: Cengage Learning . 2006.
LONG, Phillip D.; SIEMENS, George. Penetrating the Fog: Analytics in Learning and Education. 2011. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2011/9/penetrating-the-fog-analytics-in-learning-and-education. Acesso em: 05 set. 2020.
SIEMENS, G., Dawson, S., & Lynch, G.Improving the Quality and Productivity of the Higher Education Sector. Policy and Strategy for Systems-Level Deployment of Learning Analytics. 2013.
GRELLER, Wolfgang; DRACHSLER, Hendrik. Translating Learning into Numbers:: a generic framework for learning analytics. Journal Of Educational Technology & Society. Nova Zelândia: Fórum Internacional de Tecnologia e Sociedade Educacional, 2012.