Avaliação da Qualidade para Pesquisas em Educação em Engenharia de Software

Resumo


Contexto: A falta de rigor na pesquisa em Educação em Engenharia de Software que envolvem participantes humanos já foi examinada em pesquisas anteriores da literatura e pode resultar em evidências questionáveis. Objetivo: Melhorar as condições de planejamento das pesquisas em educação em Engenharia de Software com participantes humanos por meio de um Guideline. Metodologia: Para atingir esse objetivo será realizada uma Revisão Sistemática da Literatura para encontrar lacunas nos aspectos teóricos e metodológicos das pesquisas e Entrevistas com pesquisadores em educação em Engenharia de Software para o relatar os problemas encontrados nas pesquisas. Após, isso um Guideline será proposto através do método Grounded Theory e validado através de Grupos Focais e um Survey. E, por fim um Estudo de Caso será aplicado com pesquisadores em Educação em Engenharia de Software para apresentar as contribuições práticas do Guideline proposto.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/0F7jp42nE3I

Palavras-chave: Pesquisa em Educação em Engenharia de Software, Critérios de Qualidade, Guideline

Referências

ACM 2020. Association for Computing Machinery. Retrieved Set 11, 2020 from https://dl.acm.org/conferences

Ahmed Al-Zubidy, Jeffrey C Carver, Sarah Heckman, and Mark Sherriff. 2016. A (updated) review of empiricism at the sigcse technical symposium. In Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education. 120–125.

José Adson OG da Cunha, Gabriel Araújo Marques, Wellington Lourenço Lemos, Uélio Dornelas Câmara Jr, and Francisco JS Vasconcellos. 2018. Software engineering education in Brazil: a mapping study. In Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering. 348–356.

IEEE 2020. Review Criteria. Retrieved Oct 10, 2020 from https://ieeeedusociety.org/toe-scholarship-integration

Devorah Kalekin-Fishman. 2001. David Silverman (2001). Interpreting Qualitative Data: Methods for Analysing Talk, Text and Interaction. In Forum Qualitative Sozialforschung/Forum: Qualitative Social Research, Vol. 2.

Päivi Kinnunen, Veijo Meisalo, and Lauri Malmi. 2010. Have we missed something? Identifying missing types of research in computing education. In Proceedings of the Sixth international workshop on Computing Education Research.13–22.

Staffan Larsson. 2005. Om kvalitet i kvalitativa studier. Nordisk pedagogik 25, 1 (2005), 16–35.

Alex Lishinski, Jon Good, Phil Sands, and Aman Yadav. 2016. Methodological rigor and theoretical foundations of CS education research. In Proceedings of the 2016 ACM conference on international computing education research. 161–169.

Austen Rainer and Sarah Beecham. 2008. Supplementary Guidelines, Assessment Scheme and evidence-based evaluations of the use of Evidence Based Software Engineering. University of Hertfordshire Technical Report, Version 2, 4 (2008).

Justus J Randolph, George Julnes, Erkki Sutinen, and Steve Lehman. 2008. A methodological review of computer science education research. Journal of Information Technology Education: Research 7, 1 (2008), 135–162.

Forrest Shull, Janice Singer, and Dag IK Sjøberg. 2007. Guide to advanced empirical software engineering. Springer.

Sarah J Tracy. 2010. Qualitative quality: Eight “big-tent” criteria for excellent qualitative research. Qualitative inquiry 16, 10 (2010), 837 851.

David W Valentine. 2004. CS educational research: a meta-analysis of SIGCSE technical symposium proceedings. ACM SIGCSE Bulletin 36, 1 (2004), 255–259.

Avelino Francisco Zorzo, Daltro Nunes, Ecivaldo Matos, Igor Steinmacher, Renata Mendes de Araujo, Ronaldo Correia, and Simone Martins. 2017. Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação.
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Cleuton; FRANÇA, César. Avaliação da Qualidade para Pesquisas em Educação em Engenharia de Software. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 52-53. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14872.