Estruturação de ambientes virtuais de aprendizagem para suporte na aplicação virtual da metodologia PBL

  • Rebeca Marques dos Santos Instituto Federal da Bahia
  • Fernanda da Silva Silveira Instituto Federal da Bahia
  • Igo Amauri dos Santos Luz Instituto Federal da Bahia
  • Fernanda Castelo Branco de Santana Instituto Federal da Bahia

Resumo


Em decorrência da pandemia da COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) suspendeu as atividades presenciais por tempo indeterminado. De forma a minimizar os impactos, o IFBA regulamentou a implementação de Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE) durante a pandemia. No contexto das AENPE, os autores deste resumo tiveram a ideia de analisar diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e propor, dentro destes, um modelo de espaço virtual de trabalho para executar a metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas). Devido a disponibilidade de forma institucional no IFBA, os AVA objeto de estudo deste trabalho são: Microsoft Teams, Google Classroom (GSuite) e Moodle. A motivação em propor esse projeto surgiu na relação entre AVA e Metodologias Ativas, mais especificamente o PBL, e no fato de que os AVA disponíveis no IFBA não foram desenvolvidos com foco em serem utilizados com metodologias ativas de ensino. A execução do PBL de forma remota exige que o AVA disponha de recursos tecnológicos, como: ferramenta que possibilite momentos síncronos de discussão; compartilhamento de material didático; edição de texto de forma online; quadro digital colaborativo; mecanismos para uma comunicação dinâmica entre os membros atores; entre outros. A ideia de que trata este resumo começou a ser aplicada em 2020, quando o IFBA iniciou as ofertas de AENPE. Em um primeiro momento, os docentes decidiram aplicar o PBL de forma remota em duas diferentes turmas de cursos de computação do IFBA utilizando o Microsoft Teams como AVA.

Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/3U3Y3hvyscY

Palavras-chave: Ensino Remoto, Metodologia Ativa, Problem-Based Learning (PBL)

Referências

ABED. 2021. Censo ead.br: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil. http://abed.org.br/arquivos/CENSO_EAD_2019_PORTUGUES.pdf. (Accessed on 04/13/2021).

Michele Angelo, E Fabiana, and Cristina Bertoni. 2011. Análise da Aplicação do Método PBL no Processo de Ensino e Aprendizagem em Um Curso de Engenharia de Computação. Revista de Ensino de Engenharia 30 (12 2011). https://doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v30n2p35-42

R. Delisle, Association for Supervision, and Curriculum Development. 1997. How to Use Problem-based Learning in the Classroom. ASCD. https://books.google.com.br/books?id=9nZPZ6N27EEC

David Moises Barreto dos Santos, GRPR Pinto, Claudia Pinto Pereira Sena, Fabiana Cristina Bertoni, and Roberto Almeida Bittencourt. 2007. Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de engenharia da computação da universidade estadual de feira de santana. In Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia-COBENGE.

L. C. B. C. Ferreira, O. C. Branquinho, P. R. Chaves, P. Cardieri, F. Fruett, and M. D. Yacoub. 2019. A PBL-Based Methodology for IoT Teaching. IEEE Communications Magazine 57, 11 (2019), 20–26. https://doi.org/10.1109/MCOM.001.1900242

Lucia Giraffa and Luana Müller. 2017. Metodologia baseada em sala de Aula invertida e Resolução de Problemas relacionado ao cotidiano dos estudantes: uma proposta para ensinar programação para iniciantes. International Journal on Computational Thinking (IJCThink) 1 (10 2017), 52. https://doi.org/10.14210/ijcthink.v1.n1.p52

Keunsoo Lee. 2018. A Study on the Application of Google Classroom for ProblemBased Learning. Journal of the Korea Academia-Industrial cooperation Society 19 (01 2018), 81–87. https://doi.org/10.5762/KAIS.2018.19.7.81

World Health Organization. 2021. WHO | World Health Organization. https://www.who.int/. (Accessed on 03/28/2021).

A.T.C. Pereira. 2007. Ambientes virtuais de aprendizagem em diferentes contextos. Ciência Moderna. https://books.google.com.br/books?id=CrWTZwEACAAJ
Publicado
26/04/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DOS SANTOS, Rebeca Marques; SILVEIRA, Fernanda da Silva; LUZ, Igo Amauri dos Santos; DE SANTANA, Fernanda Castelo Branco. Estruturação de ambientes virtuais de aprendizagem para suporte na aplicação virtual da metodologia PBL. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 1. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 58-59. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2021.14875.