Estruturação de ambientes virtuais de aprendizagem para suporte na aplicação virtual da metodologia PBL
Resumo
Em decorrência da pandemia da COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Instituto Federal da Bahia (IFBA) suspendeu as atividades presenciais por tempo indeterminado. De forma a minimizar os impactos, o IFBA regulamentou a implementação de Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE) durante a pandemia. No contexto das AENPE, os autores deste resumo tiveram a ideia de analisar diferentes Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e propor, dentro destes, um modelo de espaço virtual de trabalho para executar a metodologia PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas). Devido a disponibilidade de forma institucional no IFBA, os AVA objeto de estudo deste trabalho são: Microsoft Teams, Google Classroom (GSuite) e Moodle. A motivação em propor esse projeto surgiu na relação entre AVA e Metodologias Ativas, mais especificamente o PBL, e no fato de que os AVA disponíveis no IFBA não foram desenvolvidos com foco em serem utilizados com metodologias ativas de ensino. A execução do PBL de forma remota exige que o AVA disponha de recursos tecnológicos, como: ferramenta que possibilite momentos síncronos de discussão; compartilhamento de material didático; edição de texto de forma online; quadro digital colaborativo; mecanismos para uma comunicação dinâmica entre os membros atores; entre outros. A ideia de que trata este resumo começou a ser aplicada em 2020, quando o IFBA iniciou as ofertas de AENPE. Em um primeiro momento, os docentes decidiram aplicar o PBL de forma remota em duas diferentes turmas de cursos de computação do IFBA utilizando o Microsoft Teams como AVA.
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/3U3Y3hvyscY
Referências
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