Materiais didáticos sensíveis ao gênero para o ensino do Pensamento Computacional no Fundamental I
Resumo
O ensino do Pensamento Computacional (PC) é uma alternativa viável para atrair o público feminino do ensino fundamental para as áreas de STEM. Porém, ele é cheio de desafios, como a escassez de materiais didáticos em português. Além disso, alguns não apresentam características sensíveis ao gênero, como modelos femininos das áreas de STEM e atividades baseadas em Contação de história. Inserir a Computação no ensino fundamental para promover a equidade de gênero é o momento ideal, pois nesse estágio o interesse do público feminino ainda não desvaneceu. O estereótipo de gênero está presente no autorrelato de 247 crianças de 6 a 10 anos. Elas já exibiam de forma implícita e explícita a crença de que “matemática é para meninos”. Propomos neste trabalho um material didático sensível ao gênero para o ensino do PC no fundamental I. Buscamos favorecer a autoeficácia das estudantes através das suas quatro fontes: experiência pessoal, aprendizagem vicária, persuasão verbal e aspectos emocionais.
Link para o vídeo da apresentação: https://youtu.be/WczJexfOCqw
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