Proposta de introdução ao Machine Learning no ensino médio

  • Pedro Henrique Medeiros Franco Universidade Federal de Jataí
  • Gustavo de Assis Costa Instituto Federal de Goiás
  • Eduardo Elias Pereira da Silveira Filho Universidade Federal de Jataí
  • Ana Paula Freitas Vilela Boaventura Universidade Federal de Jataí https://orcid.org/0000-0001-7152-7748
  • Thiago Borges de Oliveira Universidade Federal de Jataí

Resumo


Estrategicamente, para que um país esteja na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, faz-se necessário capacitar os jovens estudantes, para que sejam protagonistas no desenvolvimento tecnológico. Neste contexto, o entendimento de Inteligência Artificial (IA), em especial o Machine Learning (ML), pode encorajar estudantes a considerar carreiras na área de tecnologia, atualmente em expansão em termos de oportunidades de trabalho. Durante a jornada de aprendizagem em IA, os estudantes percorrem uma trilha de aprendizado que parte do desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) até alcançar maturidade para resolver problemas sofisticados, que naturalmente, envolvem a IA. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é propor um recurso educacional que versa sobre a introdução da ML no ensino médio, com ênfase no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades inerentes ao PC. Em termos metodológicos, será realizada uma revisão sistemática sobre estado da arte sobre o processo de ensino-aprendizagem em ML no contexto do ensino médio brasileiro, com ênfase na compreensão das habilidades inerentes ao aprendizado. Em seguida será feita uma pesquisa-ação que envolve a aplicação de um curso a alunos de ensino médio. Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevista para identificar as habilidades mais requeridas para ensinar/aprender ML no ensino médio.

Palavras-chave: Machine Learning, Ensino de Computação, Ensino Médio

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Publicado
24/04/2023
FRANCO, Pedro Henrique Medeiros; COSTA, Gustavo de Assis; SILVEIRA FILHO, Eduardo Elias Pereira da; BOAVENTURA, Ana Paula Freitas Vilela; OLIVEIRA, Thiago Borges de. Proposta de introdução ao Machine Learning no ensino médio. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 01-02. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.228954.