Proposta de introdução ao Machine Learning no ensino médio
Resumo
Estrategicamente, para que um país esteja na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, faz-se necessário capacitar os jovens estudantes, para que sejam protagonistas no desenvolvimento tecnológico. Neste contexto, o entendimento de Inteligência Artificial (IA), em especial o Machine Learning (ML), pode encorajar estudantes a considerar carreiras na área de tecnologia, atualmente em expansão em termos de oportunidades de trabalho. Durante a jornada de aprendizagem em IA, os estudantes percorrem uma trilha de aprendizado que parte do desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) até alcançar maturidade para resolver problemas sofisticados, que naturalmente, envolvem a IA. Sendo assim, o objetivo geral desta pesquisa é propor um recurso educacional que versa sobre a introdução da ML no ensino médio, com ênfase no desenvolvimento e aprimoramento das habilidades inerentes ao PC. Em termos metodológicos, será realizada uma revisão sistemática sobre estado da arte sobre o processo de ensino-aprendizagem em ML no contexto do ensino médio brasileiro, com ênfase na compreensão das habilidades inerentes ao aprendizado. Em seguida será feita uma pesquisa-ação que envolve a aplicação de um curso a alunos de ensino médio. Os dados serão coletados por meio de questionários e entrevista para identificar as habilidades mais requeridas para ensinar/aprender ML no ensino médio.
Referências
SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO, SBC, Diretrizes para ensino de computação na educação básica. Disponível em: [link]. Acesso em 15 de março de 2023.
BRASIL. 2022a. Computação: complemento à BNCC. Disponível em: [link]. Acesso em 16 de março de 2022.
BRASIL. 2022b. Parecer CNE/CEB Nº 2/2022: Normas sobre Computação na Educação Básica -- Complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: [link]. Acesso em 16 de março de 2022.
MARQUES, Lívia Silva; VON WANGENHEIM, Christiane Gresse; HAUCK, Jean Carlo Rossa. Ensino de Machine Learning na Educação Básica: um Mapeamento Sistemático do Estado da Arte. In: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2020. p. 21-30. Disponível em <https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.21>. Acessado em 10 de março de 2023.
CARUSO, André Luis Macedo; DA COSTA CAVALHEIRO, Simone André. Integração entre Pensamento Computacional e Inteligência Artificial: uma Revisão Sistemática de Literatura. Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1051-1062, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/sbie.2021.218125> Acessado em 15 de março de 2023.
GUARDA, Graziela Ferreira; PINTO, Sérgio Crespo CS. Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2020. p. 1463-1472. Disponível em <https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1463>. Acessado em 10 de março de 2023.
CAMADA, Marcos Yuzuru; DURÃES, Gilvan Martins. Ensino da Inteligência Artificial na Educação Básica: um novo horizonte para as pesquisas brasileiras. In: Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2020. p. 1553-1562. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1553>. Acessado em 10 de março de 2023.
FREITAS, Kalline et al. Apresentando Inteligência Artificial para jovens do ensino médio: um relato de experiência. In: Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2022. p. 192-203. Disponível em: <https://doi.org/10.5753/wei.2022.223075>. Acessado em 10 de março de 2023.
TOURETZKY, David et al. Envisioning AI for K-12: What should every child know about AI?. In: Proceedings of the AAAI conference on artificial intelligence. 2019. p. 9795-9799. Disponível em [link]. Acessado em 10 de março de 2023.
CARDOZO, Jacqueline; MARTINS, Ramon Mayor; VON WANGENHEIM, Christiane Gresse. ML4Teens-Introduzindo Machine Learning no Ensino Médio. In: Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2022. p. 204-214. Disponível em <https://doi.org/10.5753/wei.2022.222424>. Acessado em 10 de março de 2023.