Sistema Analítico de Progressão Universitária
Resumo
Este artigo aborda a questão da programação de horários para analisar a progressão acadêmica do aluno, que envolve a alocação de disciplinas em uma grade curricular. A solução proposta é uma plataforma virtual que ajuda os alunos a escolher quais disciplinas cursar nos próximos períodos, otimizando processos e motivando o engajamento do discente ao curso e familiarizando o mesmo à análise dos seus dados acadêmicos. Isso permite que os alunos aprendam a trabalhar com dados e desenvolvam habilidades para coletar, organizar, analisar e interpretar informações de forma crítica e criativa. Os resultados computacionais preliminares demonstramos potencial da ferramenta que motiva os alunos a realizar análise de dados e com os mesmos, gerar métricas de feedback.
Palavras-chave:
Educação em computação, Analise de dados, Grade curricular, Progressão
Referências
A. Schaerf. 1999. A survey of automated timetabling. Artif. Intell. Rev, v. 13, n. 2 28, 87–127.
R. J. Willemen. 2002. School timetable construction algorithms and complexity. Master’s thesis, Technische Universiteit Eindhoven.
R. J. Willemen. 2002. School timetable construction algorithms and complexity. Master’s thesis, Technische Universiteit Eindhoven.
Publicado
24/04/2023
Como Citar
RIEGEL, Rafael Stuepp; MANTOVANI, Marcos Guilherme; COSTA, Luiz Afonso Silva; SOUZA, Marco Antônio dos Santos; MARIN, Regina; SCHIESSL, Djonata.
Sistema Analítico de Progressão Universitária. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2023
.
p. 03-03.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.228958.