CodeBo Unplugged: Um jogo desplugado para o ensino de Pilha

  • Tamilis de Oliveira Cerqueira Universidade Salvador
  • Andreia Pinheiro S. Silva Prefeitura Municipal de Juazeiro - Bahia
  • Luis Gustavo de Jesus Araujo Universidade Salvador https://orcid.org/0000-0001-6293-2207

Resumo


O ensino de Estrutura de Dados é um desafio na área de Educação em Computação do Brasil, potencializado com a inclusão da Computação na Educação Básica. Soma-se aos fatores relacionados à complexidade dos tópicos de Estrutura de Dados a falta de estrutura das escolas públicas brasileiras. Este trabalho tem por objetivo apresentar um jogo desplugado (print and play) para o ensino da estrutura de dados Pilha com foco nos estudantes do Ensino Fundamental II. No jogo CodeBô Unplugged, os estudantes são desafiados a solucionar puzzles com comandos de movimento e manipulação de pilha, tendo como objetivo levar o CodeBô ao ponto final do mapa. Idealiza-se que este jogo possa ser utilizado em sala de aula para o desenvolvimento de habilidades propostas nas normas para a Computação na Educação Básica.

Palavras-chave: Computação desplugada, Estrutura de dados, Educação fundamental

Referências

Ederson Bastiani, Laura Majolo Roman, and Victoria Botelho. 2019. Proposta de um Jogo Sério e desplugado para o ensino de Algortimos. Revista do CCEI 24, 39, 61–74.

Tim Bell, Ian H Witten, and Mike Fellows. 1998. Computer Science Unplugged: Off-line activities and games for all ages.

Marcia EJ Kniphoff da Cruz, Samanta Ghisleni Marques, and Wilk Oliveira. 2021. Desenvolvimento e avaliação de material didático desplugado para o ensino de computação na educação básica. Revista Brasileira de Informática na Educação 29, 160–187.

Ministério da Educação MEC. 2022. Anexo ao parecer CNE/CEB nº 2 de 2022 - Computação Complemento à BNCC.

Débora Juliane Guerra Marques da Silva, Graziela Ferreira Guarda, and Ione Ferrarini Goulart. 2018. CriptoLab: Um game baseado em Computação Desplugada e Criptografia. In Anais do XXVI workshop sobre educação em computação. SBC.

Ginés Gárcia-Mateos and José Luis Fernández-Alemán. 2009. A course on algorithms and data structures using on-line judging. In Proceedings of the 14th annual ACM SIGCSE conference on innovation and technology in computer science education. 45–49.

Luan Silva Gomes and Luis Gustavo Jesus Araujo. 2021. CodeBô: Um puzzle game educacional sobre Estrutura de Dados. In Anais Estendidos do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, 37–38.

Arnold Pears, Stephen Seidman, Lauri Malmi, Linda Mannila, Elizabeth Adams, Jens Bennedsen, Marie Devlin, and James Paterson. 2007. A survey of literature on the teaching of introductory programming. Working group reports on ITiCSE on Innovation and technology in computer science education, 204–223.

Francisco Tito Silva Santos Pereira, Luis Gustavo Araújo, and Roberto Bittencourt. 2019. Intervenções de pensamento computacional na educação básica através de computação desplugada. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola. SBC, 315–324.

Bianca Leite Santana, Luis Gustavo Jesus Araujo, and Roberto Almeida Bittencourt. 2019. Computação e Eu : Livro do Professor (1 ed.). Edição do Autor, Feira de Santana. [link].
Publicado
24/04/2023
CERQUEIRA, Tamilis de Oliveira; SILVA, Andreia Pinheiro S.; ARAUJO, Luis Gustavo de Jesus. CodeBo Unplugged: Um jogo desplugado para o ensino de Pilha. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 04-05. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.228962.