Ensino da Computação Potencializado pela Contação de Histórias

  • Aidê Romão Pereira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Aline Ferreira Pereira da Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo


A presente ideia vai discorrer sobre a utilização da estratégia de mediação contação de historias, objetivando ensinar a computação e fazer um recorte no eixo temático Pensamento Computacional. Além de apresentar a importância pedagógica da contação de história e o ensino da computação para a aprendizagem infantil, ao introduzir uma abordagem sociointeracionista da educação e destacando o papel do professor frente a novos desafios, no tocante a implementação do Complemento de Computação à BNCC.

Palavras-chave: Ensino da Computação, Complemento à BNCC, Contação de Histórias

Referências

Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação e da Cultura/MEC. BRASIL, Brasília. 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 10/12/2022

Bruna de Lima Ismael. 2020. A contação de histórias como estratégia de ensino na educação infantil. VII Congresso Nacional de Educação. Centro Cultural de Exp. Ruth Cardoso. Maceió - AL. Disponível em: [link]. Acesso em 10/12/2022.

Teresa Cristina Rego. 2002. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da Educação. Petrópolis- RJ. Editora Vozes.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
PEREIRA, Aidê Romão; SILVA, Aline Ferreira Pereira da. Ensino da Computação Potencializado pela Contação de Histórias. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 06-07. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.228966.