Pensar e Vestir: Desenvolvimento do Pensamento Computacional em crianças neurotípicas e com Deficiência Intelectual por meio de um Jogo Digital Educacional
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) é uma diferente forma de estruturar o pensamento visando a resolução de problemas, tanto educacionais quanto do dia-a-dia, desenvolvendo habilidades cognitivas. Os jogos digitais educacionais (JDE) surgem como uma potencial ferramenta para trabalhar o PC, estimulando o interesse e o aprendizado dos estudantes. Ainda, para que esses trabalhos possam ser utilizados por crianças com Deficiência Intelectual (DI), é necessário que haja a adoção de metodologias, recursos e ferramentas adequadas às suas necessidades educacionais. Assim, este artigo descreve o JDE Pensar e Vestir, que aborda uma atividade de vida diária (AVD), o processo de escolha de roupas e o ato de vesti-las, tendo como objetivo contribuir para o aprendizado de crianças neurotípicas e com DI, com base na promoção do desenvolvimento do PC, por meio deste jogo. Para tal, o jogo trabalha com os quatro pilares do PC e conta com duas fases. Após sua implementação, ele foi avaliado em duas etapas: por estudantes da área da Computação, para a validação das funcionalidades e elementos de interação do jogo; e pelo público-alvo, que objetivou averiguar suas potencialidades perante as crianças neurotípicas e com DI e questões relacionadas à interação com este JDE.
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