projetES: Proposta de Plataforma de Fomento à Prática de Design Thinking por Estudantes de Graduação

  • Dariane Abich Instituto Federal Farroupilha
  • Ícaro Iglesias Instituto Federal Farroupilha
  • Taniamara Chaves Instituto Federal Farroupilha
  • Rafael Parizi Instituto Federal Farroupilha

Resumo


O ensino de computação tem sido abordado de diferentes maneiras nos últimos anos. Estimular os estudantes de graduação a conhecer metodologias contemporâneas utilizadas por empresas para o desenvolvimento de software deve ser entendido como uma ação fundamental da formação, inclusive para fomentar o processo criativo e artístico que contribui para o desenvolvimento de software. Neste cenário, Design Thinking (DT) tem sido usado por empresas de diversas áreas a fim de auxiliar na obtenção de soluções inovadoras para os problemas ou oportunidades encontradas, bem como a integração com a prática da Engenharia de Software. Contudo, apesar da literatura apontar para diversos estudos sobre o uso do DT, ainda não há poucos trabalhos com enfoque nesta abordagem vinculada ao ensino e em como solucionar problemas de forma inovadora e colaborativa. Logo, este trabalho visa contribuir para a prática de DT, como metodologia ativa de ensino, sendo essa uma alternativa para auxiliar e engajar os estudantes de graduação na construção de ideias assertivas e inovadoras guiadas pelo DT e promovendo o ensino-aprendizagem do desenvolvimento de software aliado à gamificação. Para tanto, através de uma análise inicial da literatura, realizado para o Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharel em Sistemas de Informação, e do desenvolvimento iterativo de uma solução baseada no próprio DT como método, fez-se a proposta de projetES, uma plataforma que visa apoiar professores e estudantes na prática de DT para o desenvolvimento de software. Como resultados, ainda em andamento, tem-se um MVP (Minimum Viable Product), desenvolvido para plataforma web por intermédio das tecnologias de desenvolvimento Angular e NestJs, utilizando MySQL para banco de dados. Apesar de ser um estudo em fase inicial, a plataforma projetES mostra ter potencial de contribuir para a prática do DT entre estudantes de graduação e para o desenvolvimento de software. Como trabalhos futuros estão previstos a agregação de conceitos de gamificação ao processo realizado pela plataforma e a realização de testes e validação a fim de aprimorar a ferramenta e melhorar a experiência dos usuários.

Palavras-chave: Engenharia de Software, Metodologias de Ensino, Design Thinking

Referências

T. Brown. 2020. Design Thinking. Alta Books, Rio de Janeiro. https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788550814377/.

P. Caroli. 2018. Lean Inception: como alinhar pessoas e construir o produto certo. Editora Caroli, São Paulo.

Nathalia da Cruz Alves, Christiane Gresse von Wangenheim, Lúcia Helena Martins-Pacheco, and Adriano Ferreti Borgatto. 2022. Artefatos Computacionais são Considerados Criativos?. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, Online, 01–09.

Iago Sinésio Ferris da Silva, José Daniel Araújo Junior, and Taciana Pontual Falcão. 2022. Panorama Sobre Iniciativas para Promover o Pensamento Computacional no Ensino Superior Brasileiro. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, Online, 88–98.

d.School Stanford. 2004. Design Thinking - Bootcamp Bootleg Compilation. https://dschool.stanford.edu/resources/the-bootcamp-bootleg.

Johnny Marques and Karla Fook. 2022. Um Modelo de Ensino Virtual de Engenharia de Software Orientado por Competências, Times e Projetos. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, Online, 99–108.

D. R. Nogueira. 2020. Revolucionando a Sala de Aula 2 - Novas Metodologias Ainda Mais Ativas. Grupo GEN, São Paulo. [link].

Rafael Parizi, Matheus Prestes, Sabrina Marczak, and Tayana Conte. 2022. How has Design Thinking being Used and Integrated into Software Development Activities? A Systematic Mapping. Journal of Systems and Software 187, 1–27.

Bianca Souza, Nécio Veras, Mayara Olivindo, Elanne Mendes, Lincoln Rocha, and Windson Viana. 2022. Ensino Invertido de Estrutura de Dados no Contexto do Ensino Remoto Emergencial. In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. SBC, Online, 77–87.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ABICH, Dariane; IGLESIAS, Ícaro; CHAVES, Taniamara; PARIZI, Rafael. projetES: Proposta de Plataforma de Fomento à Prática de Design Thinking por Estudantes de Graduação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 10-11. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229051.