Ensino de Programação para Estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas com Igualdade de Gênero

  • Giullia Rodrigues de Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Luiz Cláudio Theodoro Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Dias Araújo Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-0545-2519
  • João Henrique de Souza Pereira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo


Este projeto tem como objetivo levar o ensino de programação de computadores gratuitamente para estudantes do ensino médio de escolas públicas, com igualdade de gênero, para colaborar com o ingresso e permanência de meninas nos cursos superiores de TI.

Palavras-chave: Ensino de Programação, igualdade de gênero, escolas públicas

Referências

Neps Academy. 2021. Guia completo de como estudar para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Acessado Março 30, 2023 em [link].

Neps Academy. n.d. Programação Básica (CodCad): De zero a herói. Acessado Março 30, 2023 em [link]

Sociedade Brasileira de Computação. n.d. Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Acessado Março 30, 2023 em https://olimpiada.ic.unicamp.br/info/

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2022. Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Acessado Janeiro 06, 2023 em https://odsbrasil.gov.br/

Giullia Rodrigues de Menezes, João Henrique de Souza Pereira, and Luiz Cláudio Theodoro. 2021. Análise do Perfil dos Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Informática 2019. Revista de Sistemas e Computação-RSC 11, 3.

ICPC Foundation. n.d. International Collegiate Programming Contest (ICPC). Acessado Março 30, 2023 em https://icpc.global/regionals/rules

Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Francisca de Paula Santos da Silva, and Edivaldo Machado Boaventura. 2014. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA–Educação e Contemporaneidade, Salvador 23, 42, 23–36.

Movimento Meninas Olímpicas. n.d. Torneio Feminino de Computação (TFC.BR). Acessado Março 30, 2023 em https://tfcbr.inf.ufsm.br/home/regulamento

Vanessa Petuco. 2021. O gênero e a cor da tecnologia. Acessado Março 20, 2023 em https://medium.com/aprixjournal/ogeneroeacordatecnologia-7ab121dccd01

Vagas Profissões. 2018. 7 competências mais procuradas pelas empresas. Acessado Janeiro 06, 2023 em https://www.vagas.com.br/profissoes/7-competencias-mais-procuradas-pelas-empresas/.

Significados. 2022. Significado de Autodidata. Acessado Janeiro 06, 2023 em https://www.significados.com.br/autodidata/
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MENEZES, Giullia Rodrigues de; THEODORO, Luiz Cláudio; ARAÚJO, Rafael Dias; PEREIRA, João Henrique de Souza. Ensino de Programação para Estudantes do Ensino Médio de Escolas Públicas com Igualdade de Gênero. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 16-17. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229076.