Jogos Digitais e Habilidades do Século XXI

  • Anselmo dos Santos Rocha Junior Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia
  • Joacir Simões Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia
  • João Pedro Almeida Moraes Serviço Nacional de Apredizagem do Comércio

Resumo


As habilidades do século XXI foi definida pelo Assessment and Teaching of 21st century skills (ATC21) como a maneira de pensar de forma criativa, associada a inovação, objetivando a resolução de problemas e tomadas de decisão. Atividades que envolvam os jogos podem proporcionar essas habilidades. Entretanto é necessário um estudo que possiibilite avaliar essa possibilidade. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva compreender por meio de instrumento validado, as habilidades do século XXI desenvolvidas após um curso de desenvolvimento de jogos digitais no ensino médio. O trabalho proposto trata-se de um estudo de caso com alunos do ensino médio da rede pública de ensino em uma cidade da região metropolitana de Salvador ou na própria cidade de Salvador, com a coleta de dados a partirda aplicação de um questionário sobre habilidades do século XXI e com análise de dados quantitativos do pré e pós-teste. Espera-se que com o curso de introdução a desenvolvimento de jogos os participantes possam ter desenvolvido as habilidades necessárias para o século XXI.

Palavras-chave: Habilidades do século XXI, Scratch, Alunos do ensino médio, Jogos Digitais

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Publicado
24/04/2023
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ROCHA JUNIOR, Anselmo dos Santos; FERREIRA, Joacir Simões; MORAES, João Pedro Almeida. Jogos Digitais e Habilidades do Século XXI. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 20-21. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229120.