Avaliação da Aprendizagem por Jogos e Pensamento Computacional Centrada na Resolução De Problemas
Resumo
O Pensamento Computacional (PC) é um conjunto de habilidades, baseado nos fundamentos da Computação, que ajuda a lidar com os desafios em diferentes situações. Essas habilidades podem ser estimuladas através de várias metodologias, dentre elas as que envolvem jogos. O alto potencial da Aprendizagem Baseada em Jogos e de Pensamento Computacional motivaram a presente pesquisa de mestrado, que tem a proposta de agregar essas áreas de modo a contribuir com a concepção de novos recursos educacionais, com ênfase na avaliação da aprendizagem de PC através de jogos, por meio coleta de dados usando técnicas de Game Learning Analytics (GLA).
Referências
KISHIMOTO, Tizuko. Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 8ª Edição. São Paulo. Editora Cortez. 2017.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Editora Senac São Paulo, 2021.
PIMENTEL, Mariano. Design Science Research e Pesquisas com os Cotidianos Escolares para fazerpensar as pesquisas em Informática na Educação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 414.
RAABE, André Luís Alice et al. Referenciais de formação em computação: Educação básica. Sociedade Brasileira de Computação, 2017.
SAVI, R.; ULBRICHT. V. R. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. in RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, vol. 6, n. 1, 2008.
Siqueira, I. C. P. et al. (2022). Normas sobre computação na educação básica – complemento à base nacional comum curricular (BNCC). Technical report, Conselho Nacional de Educação-Câmara de Educação Básica. Disponível em [link]. Acessado em janeiro de 2023.
WING, Jeannette. PENSAMENTO COMPUTACIONAL–Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.