Avaliação da Aprendizagem por Jogos e Pensamento Computacional Centrada na Resolução De Problemas

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) é um conjunto de habilidades, baseado nos fundamentos da Computação, que ajuda a lidar com os desafios em diferentes situações. Essas habilidades podem ser estimuladas através de várias metodologias, dentre elas as que envolvem jogos. O alto potencial da Aprendizagem Baseada em Jogos e de Pensamento Computacional motivaram a presente pesquisa de mestrado, que tem a proposta de agregar essas áreas de modo a contribuir com a concepção de novos recursos educacionais, com ênfase na avaliação da aprendizagem de PC através de jogos, por meio coleta de dados usando técnicas de Game Learning Analytics (GLA).

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Jogos, Pensamento Computacional, Ensino de Ciências, Jogos Digitais

Referências

FALCÃO, Taciana Pontual; GOMES, Tancicleide C. Simões; ALBUQUERQUE, Isabella Rocha. O pensamento computacional através de jogos infantis: uma análise de elementos de interação. Anais do XVI IHC-Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais-IHC, 2015.

KISHIMOTO, Tizuko. Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 8ª Edição. São Paulo. Editora Cortez. 2017.

PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. Editora Senac São Paulo, 2021.

PIMENTEL, Mariano. Design Science Research e Pesquisas com os Cotidianos Escolares para fazerpensar as pesquisas em Informática na Educação. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2017. p. 414.

RAABE, André Luís Alice et al. Referenciais de formação em computação: Educação básica. Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

SAVI, R.; ULBRICHT. V. R. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. in RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, vol. 6, n. 1, 2008.

Siqueira, I. C. P. et al. (2022). Normas sobre computação na educação básica – complemento à base nacional comum curricular (BNCC). Technical report, Conselho Nacional de Educação-Câmara de Educação Básica. Disponível em [link]. Acessado em janeiro de 2023.

WING, Jeannette. PENSAMENTO COMPUTACIONAL–Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.
Publicado
24/04/2023
NIPO, Daniel Teixeira; RODRIGUES, Rodrigo Lins; DE FRANÇA, Rozelma Soares. Avaliação da Aprendizagem por Jogos e Pensamento Computacional Centrada na Resolução De Problemas. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 30-31. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229151.