RobotCode: um jogo educacional para auxiliar na aprendizagem de lógica de programação

Resumo


O pensamento lógico é fundamental para a compreensão de conteúdos introdutórios de programação, que são tidos como difíceis pelos estudantes de computação, e é importante que seja estimulado desde cedo. Também faz-se necessário o desenvolvimento do Pensamento Computacional, que auxilia na resolução de problemas complexos de forma mais simples, considerado uma habilidade essencial no século XXI. Nesse intuito, levando em conta o potencial dos jogos para os processos de aprendizagem, este trabalho propõe "RobotCode", um jogo educacional que objetiva auxiliar na aprendizagem de lógica de programação e desenvolver o Pensamento Computacional. Tem como público-alvo usuário a partir de 10 anos de idade e sua concepção foi embasada na Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimidia de Richard Mayer, Teoria dos Estágios de Jean Piaget e o Construcionismo de Seymour Papert. Um breve resumo sobre o jogo pode ser visualizado no YouTube, através do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=IaRjcomRBQY.

Palavras-chave: Pensamento lógico, programação, Pensamento Computacional, jogo educacional

Referências

BBC. 2018. Introduction to computational thinking. (2018). https://www.bbc.co.uk/bitesize/guides/zp92mp3/revision/1.

Jens Bennedsen and Michael E Caspersen. 2019. Failure rates in introductory programming: 12 years later. ACM inroads 10, 2 (2019), 30–36.

Yorah Bosse and Marco Aurélio Gerosa. 2015. Reprovações e trancamentos nas disciplinas de introdução à programação da Universidade de São Paulo: um estudo preliminar. In Anais do XXIII Workshop sobre Educaçao em Computaçao. SBC, 426–435.

Cárlisson Galdino, Sebastião Neto, and Evandro Costa. 2015. KidCoder: uma proposta de ensino de programação de forma lúdica. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), Vol. 26. 687.

Jeniffer Macena, Fernanda Pires, and Rafaela Melo. 2022. Hello Food: uma jornada de aprendizagem lúdica em algoritmos, programação e Pensamento Computacional. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 561–572.

Jean Machado and Almir Junior. 2019. Utilização de jogos como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento do Pensamento Computacional: uma revisão sistemática. In Anais do Workshop de Informática na Escola, Vol. 25. 217–226.

Seymour Papert. 1980. "Mindstorms"Children. Computers and powerful ideas (1980).

J. Piaget. 1970. Genetic Epistemology. Columbia University Press. https://books.google.com.br/books?id=LikSvgEACAAJ

Fernanda Pires, Fabrizio F Honda, Guibson Silva, Rafaela Melo, Rosiane de Freitas, and Marcela Pessoa. 2019. A game proposal to develop computational thinking and environmental awareness. Journal on Computational Thinking (JCThink) 3,1 (2019), 111.

Fernanda Pires, Rafaela Melo, Jean Machado, Marcos S Silva, Fabrizio Franzoia, and Rosiane de Freitas. 2018. EcoLogic: um jogo de estratégia para o desenvolvimento do pensamento computacional e da consciência ambiental. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 7. 629.

John Sweller. 2011. Cognitive load theory. In Psychology of learning and motivation. Vol. 55. Elsevier, 37–76.

Jeannette M Wing. 2006. Computational thinking. Commun. ACM 49, 3 (2006), 33–35
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
HONDA, Fabrizio; MELO, Rafaela; PIRES, Fernanda; PESSOA, Marcela. RobotCode: um jogo educacional para auxiliar na aprendizagem de lógica de programação. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 32-33. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229172.