Análise Qualitativa do Ensino de Computação na Educação Básica à Luz das Normas Complementares da BNCC
Resumo
Há muito tempo se discute a importância de incluir o ensino da Computação ao longo dos anos que compõem a Educação Básica no Brasil. Um marco importante para a concretização dessa inclusão foi a aprovação de normas que introduzem a obrigatoriedade do ensino dos fundamentos da computação nos currículos de ensino básico. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem como objetivo principal realizar o levantamento e a análise do estado-da-arte sobre o ensino de Computação na Educação Básica brasileira, na etapa do Ensino Fundamental, buscando mapear e relacionar os métodos, as técnicas e as ferramentas que têm sido até então propostos na literatura, com as competências e habilidades definidas nestas normas. Com isso, espera-se poder contribuir para a superação de alguns dos principais desafios relacionados à introdução do ensino de Computação na Educação Básica, tais como a formação de docentes, o desenvolvimento de currículos e a elaboração de recursos didáticos.
Referências
BRASIL, CNE/CEB. Parecer Nº 2/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Disponível. em: [link]. Acesso em: 25 out. 2022.
BRASIL, CNE/CEB. Res. Nº 1/2022. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Disponível. em: [link]. Acesso em: 25 out. 2022.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
ELIA, M.F. A História da Informática na Educação no Brasil: uma narrativa em construção. Porto Alegre: SBC, 2021. (Série Informática na Educação CEIE-SBC, v.4) Disponível em: [link]. Acesso em: 14 mar. 2022.
FRANÇA, R. S.; AMARAL, H. J. C. . Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil: Um Mapeamento Sistemático. In: XXI Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 2013, Maceió. Anais do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2013. p. 426-431. Disponível em: [link]. Acesso em: Acesso em: 23 mar. 2022.
KITCHENHAM, B.A. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. 2007. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de ago. 2022.
SOUZA, Franciely Alves de; FALCÃO, Taciana Pontual; MELLO, Rafael Ferreira. O Ensino de Programação na Educação Básica: Uma Revisão da Literatura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 32. , 2021, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1265-1275. Disponível em: [link]. Acesso em: 23 mar. 2022.
WING, Jeannette M. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n.3, p.33-35, 2006. Disponível em: [link]. Acesso em: 14 fev. 2022.