Análise Qualitativa do Ensino de Computação na Educação Básica à Luz das Normas Complementares da BNCC

Resumo


Há muito tempo se discute a importância de incluir o ensino da Computação ao longo dos anos que compõem a Educação Básica no Brasil. Um marco importante para a concretização dessa inclusão foi a aprovação de normas que introduzem a obrigatoriedade do ensino dos fundamentos da computação nos currículos de ensino básico. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem como objetivo principal realizar o levantamento e a análise do estado-da-arte sobre o ensino de Computação na Educação Básica brasileira, na etapa do Ensino Fundamental, buscando mapear e relacionar os métodos, as técnicas e as ferramentas que têm sido até então propostos na literatura, com as competências e habilidades definidas nestas normas. Com isso, espera-se poder contribuir para a superação de alguns dos principais desafios relacionados à introdução do ensino de Computação na Educação Básica, tais como a formação de docentes, o desenvolvimento de currículos e a elaboração de recursos didáticos.

Palavras-chave: Mapeamento Sistemático, Computação, Educação Básica

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Publicado
24/04/2023
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PIMENTA, Leonardo Antônio Alves; PARREIRA JÚNIOR, Paulo Afonso; COSTA, Heitor Augustus Xavier. Análise Qualitativa do Ensino de Computação na Educação Básica à Luz das Normas Complementares da BNCC. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 40-41. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.228740.