Projeto e Avaliação da Experiência do Aprendiz em Sistemas Computacionais

Resumo


Tecnologias, como abordagens, modelos e técnicas, têm sido propostas para apoiar a Experiência do Aprendiz (Learner eXperience - LX) no uso de sistemas computacionais. No entanto, percebeu-se que essas tecnologias têm sido desenvolvidas para contextos específicos de aprendizagem, o que impossibilita o seu uso em todos os contextos. Portanto, esta proposta de tese de doutorado tem como objetivo investigar o projeto e a avaliação da LX para permitir uma melhor experiência de aprendizagem no uso de sistemas computacionais. O método utilizado é o Design Science Research (DSR). Por meio de Mapeamentos Sistemático da Literatura (MSL), uma primeira proposta de uma tecnologia de avaliação da LX foi feita, o Learner Experience Evaluation Model (LEEM). Além disso, lacunas estão sendo investigadas a fim de apoiar o projeto da LX, possibilitando tanto projeto quanto a avaliação da LX em uma mesma proposta. Assim, espera-se apoiar a LX de maneira holística.

Palavras-chave: Experiência do Aprendiz, Projeto da LX, Avaliação da LX

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Publicado
24/04/2023
SILVA, Deivid Eive dos Santos; VALENTIM, Natasha Malveira Costa. Projeto e Avaliação da Experiência do Aprendiz em Sistemas Computacionais. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - DOUTORADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 36-37. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229055.