Desenvolvimento de um Método Para Impulsionar os Estudos de Programação Competitiva no Ensino Médio e Fundamental

  • Giullia Rodrigues de Menezes Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Dias Araújo Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-0545-2519
  • João Henrique de Souza Pereira Universidade Federal de Uberlândia

Resumo


O presente trabalho visa desenvolver um método de ensino de programação competitiva baseado no perfil e técnicas utilizadas pelos jovens brasileiros com destaque na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio e fundamental em competições promovidas e apoiadas pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Com isso, espera-se um aumento significativo do número de premiados na OBI e TFC. Além disso, este estudo pode auxiliar novos estudantes que querem ingressar na modalidade programação competitiva a definir uma rotina de estudos contendo um cronograma a ser seguido e conteúdos a serem estudados.

Palavras-chave: Programação Competitiva, Método de Ensino, Competição, Olimpíadas

Referências

Neps Academy. 2022. Programação Básica (CodCad) - De zero a herói. Retrieved Janeiro 08, 2023 from [link]

Palloma Brito, Reinaldo Fortes, Felipe Faria, Rodolfo Ayala Lopes, Valéria Santos, and Felipe Magalhães. 2019. Programaçao competitiva como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos e estrutura de dados para alunos de ciência da computaçao. In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 30. 359.

Giullia Rodrigues de Menezes, João Henrique de Souza Pereira, and Luiz Cláudio Theodoro. 2021. Análise do Perfil dos Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Informática 2019. Revista de Sistemas e Computação-RSC 11, 3.

Carlos Vital Giordano, Lucio Nunes de Lira, Celi Langhi, and Marcelo Duduchi Feitosa. 2021. Tecnologia de apoio ao ensino e aprendizagem de programação em graduações tecnológicas profissionais: Juiz On-line. Boletim Técnico do Senac 47, 2.

Eunice das Neves Louzada. 2017. Ensinar programação é ensinar a pensar.

Alfredo Eurico Rodrigues Matta, Francisca de Paula Santos da Silva, and Edivaldo Machado Boaventura. 2014. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAEEBA–Educação e Contemporaneidade 23, 42, 23–36.

Giullia Rodrigues Menezes. 2021. Criação de um método de ensino de programação baseado no perfil dos melhores programadores jovens do Brasil - TCC - Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

OBI. 2022. Site Olimpíada Brasileira de Informática. Retrieved Janeiro 08, 2023 from https://olimpiada.ic.unicamp.br/

Ana Elisa Piekarski, Mauro Miazaki, Tony Hild, Mauro Henrique Mulati, and Daniel Kikuti. 2015. A metodologia das maratonas de programação em um projeto de extensão: um relato de experiência. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 4. 1246.

Vachharajani H. Raman, R. and K Achuthan. 2018. Students motivation for adopting programming contests: Innovation-diffusion perspective.

Significados. 2022. Significado de Autodidata. Retrieved Janeiro 06, 2023 from https://www.significados.com.br/autodidata/

Rafael Araújo Soares et al. 2021. Análise histórica do desempenho dos alunos brasileiros na IOI e ICPC.

TFC. 2022. Site Torneio Feminino de Computação. Retrieved Janeiro 08, 2023 from https://tfcbr.inf.ufsm.br/
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MENEZES, Giullia Rodrigues de; ARAÚJO, Rafael Dias; PEREIRA, João Henrique de Souza. Desenvolvimento de um Método Para Impulsionar os Estudos de Programação Competitiva no Ensino Médio e Fundamental. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 38-39. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229081.