Testes Adaptativos de preparação para o Enade em cursos de Computação
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta de tese de doutorado que tem como objetivo principal introduzir Adaptive Testing (AT) em um sistema para a preparação de estudantes para o Enade. Esperamos que o desenvolvimento deste trabalho contribua para que estudantes possam se preparar melhor para o Enade e que as IESs possam diagnosticar de forma precoce o nível de conhecimento dos estudantes baseado nas competências adquiridas e assim definir estratégias de resgate de conteúdos. Dessa forma, os estudantes estarão melhor alinhados com o perfil do egresso esperado pelas Diretrizes Curriculares dos seus cursos.
Referências
Brasil. 2004. Lei no 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Legislativo.
Richard Cai. 2018. Adaptive learning practice for online learning and assessment. In Proceedings of the 2018 International Conference on Distance Education and Learning. 103–108.
Carlos González-Sacristán, Pablo Molins-Ruano, Fernando Díez, P Rodríguez, and GM Sacha. 2013. Computer-assisted assessment with item classification for programming skills. In Proceedings of the First International Conference on Technological Ecosystem for Enhancing Multiculturality. 111–117.
Csikszentmihalyi Mihaly. 2000. Beyond boredom and anxiety: experiencing flow in work and play. Jossey-Bass Publishers.
KARA Nuri and Nese Sevim. 2013. Adaptive learning systems: Beyond teaching machines. Contemporary Educational Technology 4, 2, 108–120.
Wafaa S Sayed, Ahmed M Noeman, Abdelrahman Abdellatif, Moemen Abdelrazek, Mostafa G Badawy, Ahmed Hamed, and Samah El-Tantawy. 2022. AI-based adap- tive personalized content presentation and exercises navigation for an effective and engaging E-learning platform. Multimedia Tools and Applications, 1–31.
Sérgio RI Yoshioka and Lucila Ishitani. 2018. An adaptive test analysis based on students’ motivation. Informatics in education 17, 2, 381–404.