Gamificando a Preparação para o Enade em Cursos Superiores de Computação

Resumo


O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é um método de avaliação externa utilizada para acompanhar o rendimento de alunos concludentes a partir da avaliação de competências que devem fazer parte do perfil do egresso, e com isso, promover discussões e reflexões relacionadas a qualidade do ensino ofertado pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Desta forma, garantir um bom desempenho é essencial para indicar uma boa qualidade do ensino ofertado. Com o objetivo de contribuir com a preparação dos alunos em competências referentes aos Cursos de Computação para a realização desse exame, este estudo apresenta uma proposta de gamificação de uma ferramenta de preparação para o ENADE, chamada Questione. Essa ferramenta dispõe de um banco de questões aplicadas em edições anteriores do exame e pode ser utilizada para realizar acompanhamento ou elaboração de testes avaliativos.

Palavras-chave: ENADE, Gamificação, Questione

Referências

Pedro Luis Saraiva Barbosa and Windson Viana de Carvalho. 2020. O uso continuado de ferramenta computacional baseada em questões do ENADE para a avaliação diagnóstica de alunos do curso de Sistemas de Informação: um estudo de caso. In Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 1743–1752.

Marcelo Luís Fardo. 2014. A gamificação como estratégia pedagógica: estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem.

Tarsys Fonseca França, Cibele Oliveira Ferreira, Daiane Leandro De Oliveira, Guilherme Tavares De Assis, Anderson Almeida Ferreira, and Elton José Da Silva. 2021. TôSabendo: A Platform to Create Engaging Teaching and Learning Experiences. In 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO). IEEE, 275–281.

Dan Hunter and Kevin Werbach. 2012. For the win. Vol. 2. Wharton digital press Philadelphia, PA, USA.

INEP. 2022. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. url [link].

Priscila da Silva Neves Lima, Ana Paula Laboissière Ambrósio, João Lucas dos Santos Oliveira, and Cedric Luiz de Carvalho. 2021. Análise de conteúdo das provas do Enade para os alunos do curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Revista Brasileira de Informática na Educação 29, 385–413.

Tiago Ribeiro, Wilson Córdova Junior, and Wilson Castello Branco Neto. 2022. Plataforma para auxílio na preparação de estudantes para as avaliações do ENADE e POSCOMP. In Anais do II Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 243–250.
Publicado
24/04/2023
Como Citar

Selecione um Formato
DAMAZIO, Gabriela Nayara Duarte Oliveira; CARVALHO, Windson Viana de. Gamificando a Preparação para o Enade em Cursos Superiores de Computação. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - MESTRADO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 44-45. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229109.