Recursos Educacionais Abertos para Apoio ao Ensino de Computação na Educação Básica
Resumo
A homologação do Parecer CNE/CEB 2/2022 estabelece novos e iminentes desafios para professores e demais profissionais da educação: o ensino de Computação na Educação Básica. Nesse contexto, este minicurso visa à capacitação dos participantes para a produção e o compartilhamento de Recursos Educacionais Abertos (REA) - usando-se o repositório dinâmico "aquare!a" - que possam nortear a implementação dos eixos temáticos de Computação nas escolas. Reconhecendo-se que o intercâmbio de saberes é uma atitude colaborativa e viável para a elaboração de soluções mais profícuas, as práticas inerentes aos REA podem contribuir significativamente como apoio à disseminação de conhecimentos e experiências. Assim, espera-se que o minicurso promova a percepção de REA como relevante instrumento para compartilhar ideias, projetos e uma diversidade de materiais educacionais que podem fomentar práticas docentes mais assertivas para o ensino e a aprendizagem.
Referências
Fernando Cesar Balbino, William Simão de Deus, and Ellen Francine Barbosa. 2022. aquare!a: um Repositório Dinâmico de Recursos Educacionais Abertos para a Educação Básica. Trabalho de Conclusão de Curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação. ICMC, Universidade de São Paulo.
Ministério da Educação. 2022. Parecer CNE/CEB nº 2/2022. [link].
Ministério da Educação. 2022. Resolução CNE/CEB nº 1/2022. [link].
Jefferson Mainardes. 2017. A ética na pesquisa em educação: panorama e desafios pós-Resolução CNS nº 510/2016. Educação 40, 2, 160–173.
Maria Rita Neto Sales Oliveira. 2000. Mudanças no mundo do trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98). Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação & Sociedade 21, 40–62
Unesco. 2019. Recommendation on Open Educational Resources (OER). UNESCO’s General Conference (40th session). [link]
David Wiley, T. J. Bliss, and Mary McEwen. 2014. Open Educational Resources: A Review of the Literature. In Handbook of Research on Educational Communications and Technology. Springer, New York, 781–789. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-3185-5_63