Da BNCC à BNCC Computação: Histórico, Afinidades e Desafios na Implementação de um Currículo Único

Resumo


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um documento de referência nacional que define as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Apesar de o documento prever que os estudantes devem durante a etapa de escolarização básica utilizar e compreender tecnologias digitais de informação e comunicação, o ensino da Computação só foi estabelecido recentemente com a aprovação de um documento complementar. A partir de 2023, estados e municípios devem reorganizar seus currículos de forma a atender o estabelecido na BNCC de Computação e apesar dos avanços que tal documento pode proporcionar, muito ainda precisa ser discutido sobre como sua implementação deve ocorrer. Diante disso, esse painel tem por objetivo discutir as possibilidades e desafios da implementação da BNCC Computação, contribuindo especialmente com a comunidades de Educação em Computação e professores da Educação básica em geral.

Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular, Ensino de Computação, Educação Básica, Currículo, Painel

Referências

Marcia Kniphoff da Cruz, Samanta Marques, Tainã Tavares, Wilk Oliveira, and Gustavo Seelig. 2023. Normas, Diretrizes e Material Didático para o Ensino de Computação na Educação Básica Brasileira. In Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (Evento Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 337–346.

Maria Valnice da Silva and Jean Mac Cole Tavares Santos. 2018. A BNCC e as implicações para o currículo da Educação Básica.

Claudia Amorim Francez Niz, Milena Aparecida Vendramini Sato, Adriana Cristina Lázaro, and Thaís Cristina Rodrigues Tezani. 2020. A cultura digital presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): discussões sobre a prática pedagógica. In Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, Brasil.

Wilk Oliveira, Rozelma França, André Lemos, Marcia Kniphoff da Cruz, Pasqueline Scaico, Haroldo Amaral, and Lilian Pereira Teixeira. 2020. Os desafios enfrentados pela licenciatura em computação que a comunidade de educação em computação precisa conhecer. In Anais do XXVIII Workshop sobre Educação em Computação. SBC, Sociedade Brasileira de Computação, Brasil, 191–195.

Leila Ribeiro, Alberto Castro, Antônio Augusto Fröhlich, Carlos Andre Guimaraes Ferraz, Carlos Eduardo Ferreira, Dalton Serey, Daniel de Angelis Cordeiro, José Aires, Nara Bigolin, and Simone Cavalheiro. 2019. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Computação para o Ensino de Computação na Educação Básica. Sociedade Brasileira de Computação.

Leila Ribeiro, Simone André da Costa Cavalheiro, Luciana Foss, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, and Rozelma Soares de França. 2022. Proposta para Implantação do Ensino de Computação na Educação Básica no Brasil. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, Sociedade Brasileira de Computação, Brasil, 278–288.
Publicado
06/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Ana Cláudia Guimarães; NASCIMENTO, Isabelle Melo do; OLIVEIRA, Wilk. Da BNCC à BNCC Computação: Histórico, Afinidades e Desafios na Implementação de um Currículo Único. In: PROPOSTAS DE PAINÉIS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 3. , 2023, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 52-53. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2023.229134.