Um estudo sobre o impacto das disciplinas na evasão acadêmica sobre diferentes tipos de alunos no ICOMP

Resumo


Este estudo investigou o impacto da reprovação em disciplinas para diferentes tipos de alunos, empregando uma abordagem sistemática. Inicialmente, foi determinado o período crítico de evasão, identificando o ponto em que a curva de evasão apresenta maior inclinação. Os alunos foram então categorizados com base em sua Forma de Ingresso, Cota de Entrada e Sexo. Em seguida, foram realizados cálculos para avaliar o impacto das reprovações nas disciplinas até o período crítico para cada grupo de alunos. Esse estudo teve como fruto diversas tabelas, apresentando para cada tipo de aluno, as matérias mais impactantes. Podendo ser usado para traçar um caminho de risco ou acompanhamento de evasão por parte do ICOMP.
Palavras-chave: Educação de computação, Desempenho em disciplinas, Evasão acadêmica, Evasão em cursos de computação

Referências

ANDIFES ANDIFES, ABRUEM ABRUEM, et al . 1996. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a ANDIFES, ABRUEM e SESu/MEC pela Comissão Especial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior 1, 2 (1996).

Léo Garcia, Daiany Lara, Franciano Antunes, Cristiano Miranda, and Claudia Peres. 2017. Análise da evasão no ensino superior e suas motivações: um estudo de caso em um curso de Sistemas de Informação. In Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação.

Instituto SEMESP. 2022. MAPA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. (2022). [link]

MBCM Lobo. 2012. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Cadernos 25 (2012), 14.
Publicado
22/04/2024
UCHÔA, Alexandre Marques; CARVALHO, Leandro Silva Galvão de. Um estudo sobre o impacto das disciplinas na evasão acadêmica sobre diferentes tipos de alunos no ICOMP. In: LABORATÓRIO DE IDEIAS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 27-28. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238813.