Proposta de inclusão do Pensamento Computacional no currículo de cursos de Licenciatura

Resumo


O Pensamento Computacional (PC) é um conhecimento que por sua relevância atual, faz-se presente nos currículos da Educação Básica do Brasil e de outros países. Porém, ainda há uma demanda por iniciativas de formação docente que supram a necessidade de capacitar professores para o ensino do tema. A pesquisa aqui mencionada visa contribuir no contexto de formação inicial, que é um momento adequado para expor os futuros professores a esse conhecimento, ao permitir que já iniciem sua atuação profissional capazes de lidar com esta exigência. Este trabalho, que compõe uma dissertação de mestrado, mostrará uma proposta para integrar o PC a cursos de licenciatura, com recomendações extraídas de investigações sobre o tema identificadas na literatura acadêmica, através de uma revisão sistemática de literatura (RSL), cujos artigos incluídos fornecerão informações para propor como um exemplo real de currículo de licenciatura pode ser adaptado de forma a incluir o PC na formação dos licenciandos.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Formação inicial de professores, Licenciatura

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Publicado
22/04/2024
MENDES, Priscilla B.. Proposta de inclusão do Pensamento Computacional no currículo de cursos de Licenciatura. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 37-38. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.239162.