Psicogênese da Noção de Algoritmo na Atividade de Programação com Crianças de 4 a 12 anos: Resumo Estendido
Resumo
A presente tese objetivou investigar a psicogênese das condutas cognitivas na atividade de programação realizada por 21 crianças de 4-12 anos de idade envolvidas em resolver problemas para fazer movimentar um robô concreto sem a utilização do software de programação na tela de um computador. Para avaliar o estádio do desenvolvimento intelectual, bem como o desenvolvimento das estruturas lógicas elementares de classificação e de seriação, as noções iniciais de objeto, causalidade e espaço, foram realizadas nove provas cognitivas selecionadas diretamente das obras de Piaget. Para a investigação dos processos cognitivos envolvidos na construção do algoritmo foram elaborados e aplicados doze problemas para serem resolvidos pelos sujeitos com o uso da ferramenta Kids First Coding & Robotics produzida pela empresa Thames e Kosmos. O procedimento de resolução dos experimentos foi gravado em vídeo e analisado com o suporte do software MAXQDA®. A análise, com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget e na Microgênese Cognitiva de Bärbel Inhelder, possibilitou definir níveis de construção do algoritmo de programação e as capacidades cognitivas envolvidas na atividade de programação relacionadas com o estádio do desenvolvimento infantil. Estes resultados apontam contribuições da macrogênese e da microgênese para refletir acerca do desenvolvimento cognitivo infantil utilizando ferramentas tecnológicas de programação, além de indicar contribuições para o ensino de programação com crianças.
Referências
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