O Pensamento Computacional e a Prática Docente Multidisciplinar na Educação Básica: Um Resumo Estendido

Resumo


A educação passa por transformações que trazem levantamentos a respeito da posição do professor no processo de ensino-aprendizagem diante das novas tecnologias. O Pensamento computacional (PC) apresenta habilidades que são fundamentais nas resoluções dos problemas contemporâneos da educação. Nesse contexto, inserir o PC na educação básica é uma oportunidade para que os pilares do PC sejam aplicados de forma multidisciplinar, pois diversas pesquisas mostram que esse conhecimento compreende uma habilidade fundamental em qualquer área de conhecimento e não se restringe apenas aos cientistas da computação. A partir de 2017, foi homologada a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) a qual é um instrumento normativo de referência para a construção das propostas do ensino básico. O objetivo da pesquisa foi compreender as perspectivas do professor de diferentes disciplinas sobre o ensino do PC em suas atividades diante das novas orientações para o ensino da educação básica. A pesquisa foi realizada em quatro etapas. Para atender o objetivo do estudo, primeiro foi realizado um mapeamento sistemático da literatura para identificar o cenário geral sobre as disciplinas, tipos de abordagens, modalidades de ensino em que estão realizando atividades envolvendo as habilidades do PC. Na segunda etapa foi realizada uma análise dos novos instrumentos de referência para educação básica incluindo os currículos dos Estados e os documentos de formação de professores para compreender o cenário do PC nessas novas orientações. Com essa análise, foi possível avaliar outros termos tecnológicos. Na terceira etapa os professores responderam a um questionário subdivido em três blocos: formação de professores, conhecimento sobre o PC e sondagem sobre ferramentas tecnológicas educacionais. O objetivo do questionário foi compreender a perspectivas dos professores sobre o que pode auxiliar esses profissionais no processo de ensino-aprendizagem para ampliação do PC na educação básica. Na última etapa foi feita uma análise nas ferramentas que foram selecionadas através de critérios pedagógicos, juntamente, com os resultados do questionário. Os resultados mostraram o PC amplamente citado nesses novos documentos e que os professores necessitam de mais ferramentas para auxiliá-los. A partir dessas análises, foi possível perceber que é necessário inserir o professor de computação na educação básica.
Palavras-chave: Pensamento computacional, Formação de professor, Educação básica

Referências

[n. d.]. Desenvolvendo o pensamento computacional na educação obrigatória - Implicações para políticas e práticas. Technical Report.

Iago Sinésio Ferris da Silva and Taciana Pontual Falcão. 2021. UMA PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NO BRASIL: A DOCUMENTAL RESEARCH ABOUT COMPUTATIONAL THINKING IN HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF PEDAGOGICAL PROJECTS OF COMPUTER SCIENCE TEACHER EDUCATION PROGRAMS IN BRAZIL. Revista Contexto & Educação 36, 114 (2021), 54–71.

Ivan Domingues. 2005. Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. Editora UFMG.

Jeannette M Wing. 2006. Computational thinking. Commun. ACM 49, 3 (2006), 33–35.
Publicado
22/04/2024
MORAIS, Barbara Silva; FRANÇA, Rozelma; FALCÃO, Taciana Pontual. O Pensamento Computacional e a Prática Docente Multidisciplinar na Educação Básica: Um Resumo Estendido. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 49-50. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.238801.