A plataforma de jogos WordWall como ferramenta para a avaliação da aprendizagem

Resumo


O jogo em si caracteriza-se como uma atividade livre, não séria e que possui seu próprio tempo e espaço, em que os jogadores imergem (Huizinga, 2019), e remonta antigas civilizações. Em sala de aula, os jogos se tornam instrumentos que potencializam a aprendizagem, se aplicados de forma correta, compreendendo que o lúdico é um elemento que desperta criatividade e raciocínio dos estudantes. Por outro lado, o jogo educativo pode se tornar um importante recurso para avaliação de aprendizagem, em diferentes áreas do conhecimento, inclusive a Computação. Souza et al. (2019) afirmam que, quando o aluno está em contato com o jogo, além de ele compreender e seguir as regras, deve estar em consonância com o conteúdo relacionado ao jogo e conseguir sistematizar a sua aprendizagem. O ato de avaliar o aprendizado do aluno não é uma tarefa simples, o que indica que o avaliador busque novas práticas e métodos que possam diagnosticar a situação da aprendizagem do aluno para que aquele possa intervir, de forma positiva, neste processo (Luckesi, 2011). Desta forma, a proposta de minicurso que ora apresentamos tem como objetivo apresentar a plataforma WordWall (https://wordwall.net/pt) para construir jogos e avaliar a aprendizagem do aluno. O minicurso será ministrado de forma teórico-prática, constituindo-se em uma sequência didática dividida em quatro momentos.

Palavras-chave: jogo educativo, wordwall, avaliação da aprendizagem

Referências

Marc Prensky. 2012. Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais. São Paulo: SENAC.

Johan Huizinga. 2019. Homo Ludens (Estudos): O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Editora Perspectiva, Edição do Kindle.

Cícera Raynara Pinheiro de Souza, Patrícia Teixeira de Matos, Marcos Antonio Martins Lima, Maria Lucijane Gomes de Oliveira, Denize de Melo Silva. 2019. O jogo enquanto instrumento avaliativo do processo ensino e aprendizagem no ensino fundamental. Anais VI CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: [link].

Carlos Cipriano Luckesi. 2011. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed.

BRASIL. 2022. BNCC Computação - Complemento. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: [link].

BRASIL. 2018. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília: MEC.
Publicado
22/04/2024
SILVA, Kleber Kroll de Azevedo; SILVA, Marcos Antônio de Araújo; BATISTA, Paulo Victor de Souza; FONSECA, Franciele Cunha da. A plataforma de jogos WordWall como ferramenta para a avaliação da aprendizagem. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 4. , 2024, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 61-62. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2024.239156.