Creation of Digital Games by a Deaf Person: A Pedagogical Intervention Strategy

  • João Pedro R. Rezende UFJ
  • Cléria M. Lino e Silva UFJ
  • Marco A. Mariano UFJ
  • Ana Paula F. V. Boaventura UFJ

Abstract


Este trabalho apresenta os passos de intervenção didática para auxiliar uma pessoa surda na criação do próprio jogo digital O Jogo do M. A.. Como resultado, apresentamos um roteiro e relatamos alguns pontos positivos, como vídeos customizados, e os desafios vivenciados. Como conclusão, destacamos a importância da criação e difusão de materiais didáticos acessíveis e inclusivos na WEB.

References

Brasil (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Acesso em: 2 fev. 2025.

Brasil (2015). Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência) - lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: [link].

Campos, M. L. C. (2019). Recomendações pedagógicas para desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem, construcionistas, para surdos, na perspectiva do usuário. Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil. Disponível em: [link].

Diário PCD (2024). Cresce número de alunos com deficiência no ensino superior. Acesso em: 2 fev. 2025.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (2025). Censo da Educação Superior - Resultados. Acesso em: 2 fev. 2025.

Mariano, M. A. (2024). O jogo do marco a. Disponível em: [link].

Rezende, J. P. R. (2024). Vídeo aulas do scratch. Disponível em: [link].

Rezende, J. P. R. (2025). Vídeo apresentação para educomp2025. Disponível em: [link].

World Health Organization (2022). Deafness and Hearing Loss. Acesso em: fev. 2022.
Published
2025-04-07
REZENDE, João Pedro R.; LINO E SILVA, Cléria M.; MARIANO, Marco A.; BOAVENTURA, Ana Paula F. V.. Creation of Digital Games by a Deaf Person: A Pedagogical Intervention Strategy. In: NEW IDEAS LAB - BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTING EDUCATION (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 13-15. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6566.