Formação de Profissionais de Computação para Ciência Aberta
Resumo
Dentre os desafios da comunidade científica estão a reprodutibilidade e a replicabilidade de pesquisas científicas. A Ciência Aberta (CA) combina vários movimentos e práticas com o objetivo de disponibilizar abertamente conhecimento científico e torná-lo acessível e reutilizável por todos, favorecendo não apenas a reprodutibilidade e replicabilidade, mas também a transparência e integridade na pesquisa científica. A disseminação de princípios, conceitos e práticas da CA é fundamental para sua adoção pela comunidade científica. Nesse contexto, é evidente a relevância de seu ensino na pós-graduação stricto sensu durante a formação de pesquisadores. Entretanto, ainda não há estratégias bem definidas para guiar tal adoção. Este artigo apresenta um projeto de doutorado para investigar possibilidades estratégicas no ensino de Ciência Aberta em cursos acadêmicos de mestrado ou doutorado da área de Computação. A metodologia utilizada é a Design Science Research. Dentre os resultados esperados estão a definição e validação de estratégias para o ensino de CA na pós-graduação em Computação com recursos educacionais abertos.
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