Pensamento Computacional e o Brincar na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades
Resumo
Este minicurso propõe a integração do Pensamento Computacional com o brincar na Educação Infantil, visando o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Serão exploradas práticas lúdicas que estimulam habilidades como resolução de problemas, lógica e criatividade, por meio de atividades plugadas e desplugadas. A proposta é capacitar os educadores a aplicar o Pensamento Computacional de forma equilibrada, promovendo ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, estimulando o pensamento crítico e a colaboração, preparando as crianças para os desafios da sociedade digital de maneira contextualizada e alinhada às diretrizes educacionais.Referências
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BRASIL. Complemento à Base Nacional Comum Curricular para a área de Computação na Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 14 de dezembro de 2024.
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Publicado
07/04/2025
Como Citar
PEREIRA, Aline M. A.; MORAES, Angélica L.; BARROS, Anne C. O.; OLIVEIRA, Liliana C. P..
Pensamento Computacional e o Brincar na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 125-129.
ISSN 3086-0741.
DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6483.
