Pensamento Computacional e o Brincar na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades

  • Aline M. A. Pereira Colégio Pedro II
  • Angélica L. Moraes Colégio Pedro II
  • Anne C. O. Barros Colégio Pedro II
  • Liliana C. P. Oliveira Colégio Pedro II

Resumo


Este minicurso propõe a integração do Pensamento Computacional com o brincar na Educação Infantil, visando o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. Serão exploradas práticas lúdicas que estimulam habilidades como resolução de problemas, lógica e criatividade, por meio de atividades plugadas e desplugadas. A proposta é capacitar os educadores a aplicar o Pensamento Computacional de forma equilibrada, promovendo ambientes de aprendizagem dinâmicos e interativos, estimulando o pensamento crítico e a colaboração, preparando as crianças para os desafios da sociedade digital de maneira contextualizada e alinhada às diretrizes educacionais.

Referências

BERS, M. U. (2018). Coding as a Playground: Programming and Computational Thinking in the Early Childhood Classroom. Routledge. Disponível em: [link]. Acesso em 14 de dezembro.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: [link]. Acesso em 14 de dezembro de 2024.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). Brasília, DF: MEC, 2010. Disponível em: [link]. Acesso em 14 de dezembro de 2024.

BRASIL. Complemento à Base Nacional Comum Curricular para a área de Computação na Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em 14 de dezembro de 2024.

PAPERT, S. Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. New York: Basic Books, 1980. Disponível em: [link]. Acesso em 14 de dezembro de 2024.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006. Disponível em: [link]. Acesso em 14 de dezembro de 2024.
Publicado
07/04/2025
PEREIRA, Aline M. A.; MORAES, Angélica L.; BARROS, Anne C. O.; OLIVEIRA, Liliana C. P.. Pensamento Computacional e o Brincar na Educação Infantil: Desafios e Possibilidades. In: PROPOSTAS DE MINICURSOS - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (EDUCOMP), 5. , 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 125-129. ISSN 3086-0741. DOI: https://doi.org/10.5753/educomp_estendido.2025.6483.