Utilização de Modelos Computacionais Baseados em Classificadores Para Predição da Dislexia em Crianças

  • Ronieri Nogueira de Sousa FIED
  • Roney Nogueira de Sousa IFCE
  • Rhyan Ximenes de Brito IFCE
  • Janaide Nogueira de Sousa Ximenes FIED

Resumo


A dislexia é uma das dificuldades de aprendizagem mais comum nas salas de aula. Dessa forma o estudo teve como finalidade a classificação de crianças com ou sem dislexia através da aplicação de técnicas de Inteligência Computacional (IC). Para a metodologia utilizou-se de uma base de dados pública e da aplicação das arquiteturas neurais, Multilayer Perceptron (MLP), Radial Basis Function (RBF) e Extreme Learning Machine (ELM) e dos classificadores estatísticos, Support Vector Machine (SVM), Random Forest (RF) e K-Nearest Neighbors (K-NN), assim como das técnicas k-fold, SMOTE e normalização z-score. Os resultados demonstraram que o classificador SVM obteve a melhor taxa média de acerto com 98,03% de acurácia.

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Publicado
23/11/2021
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SOUSA, Ronieri Nogueira de; SOUSA, Roney Nogueira de; BRITO, Rhyan Ximenes de; XIMENES, Janaide Nogueira de Sousa. Utilização de Modelos Computacionais Baseados em Classificadores Para Predição da Dislexia em Crianças. In: ENCONTRO UNIFICADO DE COMPUTAÇÃO DO PIAUÍ (ENUCOMPI), 14. , 2021, Picos. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 113-119. DOI: https://doi.org/10.5753/enucompi.2021.17761.