Portal: Aplicativo de ensino voltado aos conteúdos base da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental
Resumo
Este trabalho propõe a criação de um aplicativo móvel que visa o ensino de conteúdos base do Ensino Fundamental na disciplina de Língua Portuguesa para alunos ingressantes no Ensino Médio, considerando que possíveis lacunas deixadas pelo ensino anterior – especialmente o público - podem ter influência negativa durante o processo de formação do indivíduo. Nesse sentido, espera-se que o Portal seja uma ferramenta de apoio para o estudante, bem como um recurso pedagógico a ser utilizado pelo professor.Referências
Borges, Simone de S. et al. (2013). “Gamificação Aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático”. In: XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. v. 24, p. 234 - 243.
Caron, Aline (2017), “8 motivos para usar tecnologia em benefício da educação”, https://www.positivoteceduc.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/motivos-para-usar-a-tecnologia-na-educacao/, Junho.
Domínguez, Adrián et al. (2013), “Gamifying learning experiences: Practical implications and outcomes”. In: Computers & Education, [s.l.], v. 63, n. 1, p.380-392, abr. 2013. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2012.12.020.
Gaspar, Wagner, Oliveira, Elaine H. T. e Oliveira, Kelson M. T. (2015), “Aprendizagem da Língua Portuguesa com Dispositivos Móveis: Um Mapeamento Sistemático da Literatura”. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Marques, Diego, Silva, Ana (2012), “OrtograFixe - Um jogo para apoiar o ensino-aprendizagem das regras da nova reforma ortográfica”. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Neri, Marcelo et al. (Org.) (2009) “Motivos da evasão escolar”, http://www.cps.fgv.br/cps/tpemotivos/, Maio.
Paschoal, Luan et al. (2014), “JOE: Jogo Ortográfico Educacional”. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Ramos, Márcio Roberto Vieira (2012). “O uso de tecnologias em sala de aula”. In: V Seminário de Estágio do Curso de Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais - UEL. Londrina. 11/2012.
Tokarnia, Mariana (2016), “Desempenho de estudantes do ensino médio é menor que o de 20 anos atrás”, http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-09/desempenho-de-estudantes-do-ensino-medio-e-menor-que-o-de-20-anos-atras, Junho.
Caron, Aline (2017), “8 motivos para usar tecnologia em benefício da educação”, https://www.positivoteceduc.com.br/blog-inovacao-e-tendencias/motivos-para-usar-a-tecnologia-na-educacao/, Junho.
Domínguez, Adrián et al. (2013), “Gamifying learning experiences: Practical implications and outcomes”. In: Computers & Education, [s.l.], v. 63, n. 1, p.380-392, abr. 2013. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2012.12.020.
Gaspar, Wagner, Oliveira, Elaine H. T. e Oliveira, Kelson M. T. (2015), “Aprendizagem da Língua Portuguesa com Dispositivos Móveis: Um Mapeamento Sistemático da Literatura”. In: XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Marques, Diego, Silva, Ana (2012), “OrtograFixe - Um jogo para apoiar o ensino-aprendizagem das regras da nova reforma ortográfica”. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.
Neri, Marcelo et al. (Org.) (2009) “Motivos da evasão escolar”, http://www.cps.fgv.br/cps/tpemotivos/, Maio.
Paschoal, Luan et al. (2014), “JOE: Jogo Ortográfico Educacional”. In: XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Ramos, Márcio Roberto Vieira (2012). “O uso de tecnologias em sala de aula”. In: V Seminário de Estágio do Curso de Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais - UEL. Londrina. 11/2012.
Tokarnia, Mariana (2016), “Desempenho de estudantes do ensino médio é menor que o de 20 anos atrás”, http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-09/desempenho-de-estudantes-do-ensino-medio-e-menor-que-o-de-20-anos-atras, Junho.
Publicado
05/12/2018
Como Citar
RODRIGUES, Djalma; GOMES, Melina; SILVA, Leo; T. JÚNIOR, José; DO VALE, Antonio.
Portal: Aplicativo de ensino voltado aos conteúdos base da Língua Portuguesa do Ensino Fundamental . In: ESCOLA POTIGUAR DE COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES, 11. , 2018, Angicos.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
p. 102-105.
DOI: https://doi.org/10.5753/epoca.2018.13455.