ICM Space Game - Um jogo virtual controlado pela imaginação de movimentos

  • Jhoanyn V. F. Calvinho UFPA
  • Cleison D. Silva UFPA
  • Bruno Merlin UFPA
  • Tiago M. Wanzeler UFPA

Resumo


O trabalho desenvolvido consiste em programar um jogo virtual controlado por uma Interface Cérebro-Máquina baseada em imagética motora. O objetivo do ICM Space Game é propor aos usuários uma alternativa aos controles físicos. A atividade elétrica cerebral é registrada através de sinais de Eletroencefalograma, com 7 eletrodos posicionados sobre o couro cabeludo dos usuários. No total, 8 voluntários participaram dos experimentos. A programação da ICM foi realizada em software específico para Interface Cérebro-Máquina e o jogo é implementado na linguagem python. Os resultados são apresentados em dois momentos, no primeiro momento a programação do ICM Space game, enquanto no segundo momento, os resultados com base na acurácia do sistema.

Referências

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Publicado
16/11/2022
CALVINHO, Jhoanyn V. F.; SILVA, Cleison D.; MERLIN, Bruno; WANZELER, Tiago M.. ICM Space Game - Um jogo virtual controlado pela imaginação de movimentos. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO NORTE 2 (ERAD-NO2) E ESCOLA REGIONAL DE APRENDIZADO DE MÁQUINA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NORTE 2 (ERAMIA-NO2), 2. , 2022, Belém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 37-40. DOI: https://doi.org/10.5753/erad-no2.2022.228248.