Scalable Data Analysis for Public Bus Systems

  • Mayuri A. Morais UFABC
  • Raphael Y. de Camargo UFABC

Resumo


A mobilidade urbana por meio de transporte público de qualidade é um dos principais desafios para a consolidação de cidades inteligentes. Pesquisadores desenvolveram diferentes abordagens para melhorar a confiabilidade do sistema de ônibus e a qualidade das informações, incluindo algoritmos de previsão do tempo de viagem, avaliações do estado da rede e estratégias de prevenção de agrupamento de ônibus. As informações fornecidas por essas abordagens são complementares e podem ser agregadas para obter melhores previsões. Neste trabalho, propomos a arquitetura e apresentamos uma implementação protótipo de uma estrutura que permite a integração de várias abordagens, que chamamos de modelos, em modelos compostos escaláveis e eficientes.
Palavras-chave: Cidades inteligentes, Sistemas de ônibus públicos, Previsão de tempo de viagem, Aprendizado de máquina

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Publicado
19/08/2020
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MORAIS, Mayuri A.; DE CAMARGO, Raphael Y.. Scalable Data Analysis for Public Bus Systems. In: ESCOLA REGIONAL DE ALTO DESEMPENHO DE SÃO PAULO (ERAD-SP), 11. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 54-57. DOI: https://doi.org/10.5753/eradsp.2020.16885.