Oficinas Remotas de Introdução ao GNU/Linux utilizando Aprendizagens Ativas: Um Relato de experiência

  • Ozenilson A. P. da Cruz UEFS
  • Messias J. L. da Silva UEFS
  • Tiago A. Coelho UEFS
  • Rodrigo T. Calumby UEFS

Resumo


Diante da importância e vantagens da utilização de tecnologias abertas para a sociedade, uma oficina introdutória de GNU/Linux foi organizada de forma remota utilizando da metodologias em pares. Por meio de um formulário respondido pelos mesmos participantes, foi constatada a eficiência das metodologias aplicadas, promovendo maior participação, interação e cooperação dos mesmos.

Referências

Belanger, Y., Thornton, J., and Barr, R. C. (2013). Bioelectricity: A quantitative approach–duke university’s first mooc. EducationXPress, 2013(2):1–1.

Beraldo, R. (2012). O que é o software livre? Disponível em: <https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html#content>. Acesso em: 12 set 2021.

Cano, E. V., Meneses, E. L., and Sánchez-Serrano, J. L. S. (2013). La expansión del conocimiento en abierto: los MOOC. Ediciones Octaedro.

de Carvalho Silva, A. J., Cruz, S. R. M., and Sahb, W. F. (2018). Metodologias ativas no ensino superior: uma proposta de oficina sobre aprendizagem por pares; sala de aula invertida; aprendizagem baseada em problema e rotação por estações de trabalho. Simpósio Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior, 1(1).

de Souza, P. A. and de Lacerda, F. K. D. (2021). Experiência no ensino remoto emergencial na área de geociências durante a pandemia da covid-19. Terrae Didatica, 17:e021021–e021021.

Garbin, F. G. d. B. and Kampff, A. J. C. (2020). Educação a distância em tempo de quarentena: Proposta de um curso com a abordagem da sala de aula invertida. In Proceedings of the XLVIII Brasilian Congress of Engineering Education, 2020, Brasil.

Godoi, A. F. and Ferreira, J. V. (2017). Metodologia ativa de aprendizagem para o ensino em administração: relatos da experiência com a aplicação do peer instruction em uma instituição de ensino superior. REA-Revista Eletrônica de Administração, 15(2):337–a.

RedHat (2021). Linux: história, funcionalidade e segurança. Disponível em: <https://www.redhat.com/pt-br/topics/linux>. Acesso em: 15 set 2021.

Wanderley, G., Bittencourt, R., and Calumby, R. (2019). Oficinas de aprendizagem ativa de gnu/linux em um curso de engenharia de computação. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 1284–1288. SBC.
Publicado
25/10/2021
CRUZ, Ozenilson A. P. da; SILVA, Messias J. L. da; COELHO, Tiago A.; CALUMBY, Rodrigo T.. Oficinas Remotas de Introdução ao GNU/Linux utilizando Aprendizagens Ativas: Um Relato de experiência. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 21. , 2021, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 223-230. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2021.20076.