Oficinas Remotas Avançadas de Aprendizagem Ativa de GNU/Linux: Um Relato de experiência
Resumo
Tecnologias abertas são de vital importância no mundo tecnológico, seu domínio gera oportunidades e pode ser um diferencial no mercado de trabalho. Pensando nisso, foi organizada uma oficina de GNU/Linux de nível avançado no formato remoto utilizando a metodologia de aprendizagem ativa e por pares. Através de avaliação qualitativa, foi possível comprovar a eficácia do aprendizado colaborativo e o aumento no engajamento dos participantes. Algumas lições foram aprendidas neste processo e são apresentadas aqui.Referências
Canez, A. V. and Severo, C. E. (2016). Implicações do software livre no ensino e aprendizagem: um estudo de caso no ensino médio politécnico. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 22, page 476.
Cano, E. V., Meneses, E. L., and Sánchez-Serrano, J. L. S. (2013). La expansión del conocimiento en abierto: los MOOC. Ediciones Octaedro.
da Silveira, S. A. (2004). Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento. Coleção Brasil Urgente. Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 1ª edition.
de Souza, P. A. and de Lacerda, F. K. D. (2021). Experiência no ensino remoto emergencial na área de geociências durante a pandemia da covid-19. Terrae Didatica, 17:e021021–e021021.
Garcia, T. C. M., Morais, I. R. D., Zaros, L. G., and Rêgo, M. C. F. D. (2020). Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas.
Parada, A. R., dos Santos Portal, V. M., Rodrigues, M. d. A. T., and Borba, E. Z. (2020). O uso de metodologias ativas no ensino remoto com alunos de uma ies durante a pandemia do covid-19. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, 9(1).
Shitsuka, D. M., Pereira, A. S., Shitsuka, R., and Boghi, C. (2019). Aprendizagem ativa de programação em turmas de engenharia: uma pesquisa-ação. Research, Society and Development, 8(3):01–19.
Wanderley, G., Bittencourt, R., and Calumby, R. (2019). Oficinas de aprendizagem ativa de gnu/linux em um curso de engenharia de computação. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 1284–1288. SBC.
Cano, E. V., Meneses, E. L., and Sánchez-Serrano, J. L. S. (2013). La expansión del conocimiento en abierto: los MOOC. Ediciones Octaedro.
da Silveira, S. A. (2004). Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento. Coleção Brasil Urgente. Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 1ª edition.
de Souza, P. A. and de Lacerda, F. K. D. (2021). Experiência no ensino remoto emergencial na área de geociências durante a pandemia da covid-19. Terrae Didatica, 17:e021021–e021021.
Garcia, T. C. M., Morais, I. R. D., Zaros, L. G., and Rêgo, M. C. F. D. (2020). Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas.
Parada, A. R., dos Santos Portal, V. M., Rodrigues, M. d. A. T., and Borba, E. Z. (2020). O uso de metodologias ativas no ensino remoto com alunos de uma ies durante a pandemia do covid-19. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, 9(1).
Shitsuka, D. M., Pereira, A. S., Shitsuka, R., and Boghi, C. (2019). Aprendizagem ativa de programação em turmas de engenharia: uma pesquisa-ação. Research, Society and Development, 8(3):01–19.
Wanderley, G., Bittencourt, R., and Calumby, R. (2019). Oficinas de aprendizagem ativa de gnu/linux em um curso de engenharia de computação. In Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, pages 1284–1288. SBC.
Publicado
25/10/2021
Como Citar
ALVIM, Ícaro V.; CRUZ, Ozenilson A. P. da; SILVA, Messias J. L. da; COELHO, Tiago A.; CALUMBY, Rodrigo T..
Oficinas Remotas Avançadas de Aprendizagem Ativa de GNU/Linux: Um Relato de experiência. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 21. , 2021, Maceió.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 231-237.
DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2021.20077.