Pensamento Computacional: Uma proposta de Itinerário Formativo para o Ensino Médio

  • Samara Laís C. Batista UFBA
  • Érica P. Machado UFBA
  • Maria Cristina N. dos Santos UFBA
  • André Luis S. Sena UFBA
  • Thamyres T. C. Palito IFPB

Resumo


A reformulação do Ensino Básico brasileiro proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tornou-se um grande desafio para ser implementada. Portanto, este artigo tem por objetivo apresentar a elaboração do Itinerário Formativo em Pensamento Computacional (PC), como uma forma de atender as normativas da BNCC e alcançar os objetivos esperados. Para tanto, a metodologia adotada para a formulação desse Itinerário, pauta-se na aplicação de oficinas pedagógicas relacionadas ao PC. Desta forma, foi elaborado um guia pedagógico, estruturado de acordo com as diretrizes da BNCC, bem como organizado um cronograma programático para uma futura implementação em turmas do 1º ano de Ensino Médio das Escolas Públicas.

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Publicado
18/09/2023
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BATISTA, Samara Laís C.; MACHADO, Érica P.; SANTOS, Maria Cristina N. dos; SENA, André Luis S.; PALITO, Thamyres T. C.. Pensamento Computacional: Uma proposta de Itinerário Formativo para o Ensino Médio. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 23. , 2023, Ilhéus/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 140-147. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2023.236078.