Criatividade e ludicidade no ensino de Lógica de Programação: Relato de experiência do PIBID Computação

  • Monique Miranda UFBA
  • Cauã Medeiros UFBA
  • Pedro Henrique Ferreira UFBA
  • Ícaro Castilho UFBA
  • Luma Seixas UFBA
  • Cláudia Coutinho Colégio Estadual Góes Calmon
  • Marta Lícia UFBA

Resumo


O artigo relata uma parte da experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Licenciatura em Computação. As atividades descritas ocorreram no contexto da disciplina de Lógica de Programação em uma escola de ensino médio integrado. Foram propostas atividades lúdicas desplugadas que incorporam conceitos do Pensamento Computacional. Durante a execução das atividades, os bolsistas compartilharam suas expectativas, percepções e desafios. A principal contribuição deste artigo é destacar a importância de despertar a curiosidade dos estudantes, especialmente por meio da criatividade e ludicidade presentes nas atividades desplugadas.

Referências

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Publicado
05/11/2024
MIRANDA, Monique; MEDEIROS, Cauã; FERREIRA, Pedro Henrique; CASTILHO, Ícaro; SEIXAS, Luma; COUTINHO, Cláudia; LÍCIA, Marta. Criatividade e ludicidade no ensino de Lógica de Programação: Relato de experiência do PIBID Computação. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 284-293. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4413.