O uso de cenários inspirados em situações reais no ensino de Orientação a Objetos: um relato de experiência
Resumo
Este artigo trata o uso de cenários contextualizados, em geral inspirados em tendências tecnológicas atuais, como suporte à aprendizagem de programação orientada a objetos. Especificamente um cenário de movimentação de um robô em uma indústria é usado para contribuir desde uma revisão de programação estruturada até a exploração de conteúdos de OO, interface gráfica e collections. Esse e outros cenários tendem a despertar o interesse do aluno por conta de algum apelo visual que apresentam ou lógica de funcionamento curiosa. Os resultados obtidos a partir de observações do professor sobre o processo e de um levantamento mais sistemático junto aos alunos apontam que cenários com estas características são considerados mais interessantes pelos alunos.
Referências
Carmo, B. B., Barroso, S. H., Albertin, M. R. (2010) Aprendizagem discente e estratégia docente:metodologias para maximizar o aprendizado no curso de engenharia de produção. Revista Produção Online, v. 10, n. 4. Acessado em maior de 2015. Disponível em: [link].
Costa et al. (2023) A Taxonomia de Bloom Revisada como ferramenta metodológica de apoio ao ensino. XIV Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, Caldas Novas, GO.
Lima, C,O,P. Santos, M, L. (2012) A utilização da ferramenta Robocode no aprenidzado de linguagem de programação orientada a objetos. III Jornada de Iniciação à Docência. Vitória, ES.
Merlin, J. R. et. Al. (2019). Análise da ferramenta Robocode para aprendizado de orientação a objetos. II Congresso Internacional de Ensino CONIEN, Cornélio Procópio, PR.
Oliveira, E. Barros, R. (2023) Abstração Game um jogo para facilitar o processo de ensino e aprendizagem da orientação a objetos. Workshop sobre Educação em Informática, 2023, João Pessoal, PB.
Santos et al. (2015) Aprendendo Programação Orientada a Objetos com uma abordagem lúdica baseada em Greenfoot e Robocode. XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE 2015, Mauá, SP.
Ribeiro, L. R., Mizukami, M. G. (2004) Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 25, p. 89-102.
