O uso de cenários inspirados em situações reais no ensino de Orientação a Objetos: um relato de experiência

  • Otacílio J. Pereira UESC
  • Lucas G. Ferreira UESC
  • Maria Valentina B. Habib UESC
  • Juan Pablo A. Sousa UESC
  • Arthur de Oliveira Moreira UESC

Resumo


Este artigo trata o uso de cenários contextualizados, em geral inspirados em tendências tecnológicas atuais, como suporte à aprendizagem de programação orientada a objetos. Especificamente um cenário de movimentação de um robô em uma indústria é usado para contribuir desde uma revisão de programação estruturada até a exploração de conteúdos de OO, interface gráfica e collections. Esse e outros cenários tendem a despertar o interesse do aluno por conta de algum apelo visual que apresentam ou lógica de funcionamento curiosa. Os resultados obtidos a partir de observações do professor sobre o processo e de um levantamento mais sistemático junto aos alunos apontam que cenários com estas características são considerados mais interessantes pelos alunos.

Referências

Camargo et al. (2019) Utilização de Pygame para Ensino e Aprendizado de Orientação a Objetos. XVI Congreso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas, LATIN.SCIENCE, Foz do Iguaçú, RS.

Carmo, B. B., Barroso, S. H., Albertin, M. R. (2010) Aprendizagem discente e estratégia docente:metodologias para maximizar o aprendizado no curso de engenharia de produção. Revista Produção Online, v. 10, n. 4. Acessado em maior de 2015. Disponível em: [link].

Costa et al. (2023) A Taxonomia de Bloom Revisada como ferramenta metodológica de apoio ao ensino. XIV Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, Caldas Novas, GO.

Lima, C,O,P. Santos, M, L. (2012) A utilização da ferramenta Robocode no aprenidzado de linguagem de programação orientada a objetos. III Jornada de Iniciação à Docência. Vitória, ES.

Merlin, J. R. et. Al. (2019). Análise da ferramenta Robocode para aprendizado de orientação a objetos. II Congresso Internacional de Ensino CONIEN, Cornélio Procópio, PR.

Oliveira, E. Barros, R. (2023) Abstração Game um jogo para facilitar o processo de ensino e aprendizagem da orientação a objetos. Workshop sobre Educação em Informática, 2023, João Pessoal, PB.

Santos et al. (2015) Aprendendo Programação Orientada a Objetos com uma abordagem lúdica baseada em Greenfoot e Robocode. XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE 2015, Mauá, SP.

Ribeiro, L. R., Mizukami, M. G. (2004) Uma Implementação da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) na Pós-Graduação em Engenharia sob a Ótica dos Alunos. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 25, p. 89-102.
Publicado
05/11/2024
PEREIRA, Otacílio J.; FERREIRA, Lucas G.; HABIB, Maria Valentina B.; SOUSA, Juan Pablo A.; MOREIRA, Arthur de Oliveira. O uso de cenários inspirados em situações reais no ensino de Orientação a Objetos: um relato de experiência. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 24. , 2024, Salvador/BA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 345-354. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2024.4486.