Um Relato de Experiência sobre o Ensino de Ética Digital: Direitos Autorais, Uso de Imagem e a Confiabilidade da Informação Online

  • Adriele Silva UPE
  • Jonathan do Nascimento Silva UPE
  • Elvis Melo UPE

Resumo


Este relato apresenta uma experiência de ensino sobre ética digital, abordando direitos autorais, direito de imagem e a confiabilidade das informações online, alinhada às competências da BNCC (EF09CO09 e EM13CO14). A aula foi dividida entre uma exposição dialogada e uma atividade prática em que os estudantes produziram conteúdos digitais aplicando os conceitos estudados. As produções, autorizadas pelos participantes, foram compartilhadas em redes sociais como forma de ampliar o impacto educativo. A experiência reforça a importância de integrar teoria e prática para desenvolver o uso responsável da informação no ambiente digital.

Referências

Almeida Santos, V. V. & Pereira, C. P. (2023). Sistema educacional de orientação sobre fake news. In: Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade (WICS), SBC, p. 50–61.

Balladares Burgos, J. A. (2023). Princípios e valores para uma ética digital. Oxímora – Revista Internacional de Ética e Política, 23, 1–16. DOI: 10.1344/oxmora.23.2023.42325.

Brasil. (1998). Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Diário Oficial da União.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Disponível em: [link].

Chaves, Á. S. (2024). O direito de imagem na internet: uma análise sobre o uso de inteligência artificial no âmbito das redes sociais. Repositório Institucional da UFERSA.

Jobim, A. & Giraffa, L. (2023). Ética na educação digital: integrações essenciais para o ensino digital. Anais do Seminário de Filosofia da Educação. Editora da PUCRS.

Pasricha, S. (2023). Ethics Education in Computing Curricula: Challenges and Opportunities. SIGCSE TS 2023.

Pereira, L. & Santos, J. (2021). Juventudes conectadas: direitos de imagem, autorais e práticas digitais no contexto escolar. Revista de Tecnologias na Educação, 13(2), 45–60.

Ramos, M. A. (2020). Educação midiática e ética digital: desafios para a formação crítica na era das redes. Revista Brasileira de Educação, 25(83).

Siqueira, D. P. e Vieira, A. E. S. F. (2022). Os limites à reconstrução digital da imagem na sociedade tecnológica. Revista de Direito – UFSM. Disponível em: [link].

Verlangieri, M. A. (2023). Os direitos autorais e o direito de imagem na internet: a realidade brasileira dos direitos da personalidade. Conteúdo Jurídico.

Vishnu, S. (2025). Direitos autorais e educação digital: desafios e oportunidades. Revista de Direitos de Propriedade Intelectual (JIPR), 30(4), 451–454.
Publicado
23/09/2026
SILVA, Adriele; SILVA, Jonathan do Nascimento; MELO, Elvis. Um Relato de Experiência sobre o Ensino de Ética Digital: Direitos Autorais, Uso de Imagem e a Confiabilidade da Informação Online. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 26. , 2026, Maragogi/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2026 . p. 785-794. DOI: https://doi.org/10.5753/erbase.2026.30495.